Olha!Recife: Rio, Casa Amarela, Teatro

Estão bem diversificadas, as três próximas edições do Olha! Recife, programa de sensibilização turística, que normalmente agrada a gregos e troianos. Os passeios ocorrem sábado, domingo e na terça-feira. E misturam roteiros na terra, na água e no interior de um teatro. No sábado, o tour é pelo Rio Capibaribe, com a visão do Marco Zero, da vida sob as pontes, dos velhos telhados da cidade. E também de imponentes construções que ficam à sua margem, como o Ginásio Pernambucano, o Palácio Joaquim Nabuco e o casario da Rua da Aurora. Se você está a fim do passeio de catamarã é bom correr para se inscrever, porque quando tem barco no meio, a demanda sempre é maior do que a oferta de lugares. As inscrições abrem às nove da sexta (dia 17). O local de encontro é o Catamarã Tours, no Cais das Cinco Pontas.

No domingo, o alvo da vez é o bairro de Casa Amarela, o mais populoso da Zona Norte, e cuja história nem sempre é lembrada. Palco de embate entre holandeses e brasileiros no século 17, o bairro conserva, ainda hoje, o Sítio Trindade, local da histórica batalha. O Sítio é um dos pontos de referência do bairro e também a sua maior área verde. Serão visitados os casarões construídos no início do século passado, o seu bonito mercado (infelizmente bem degradado). Também serão visitados a Estrada do Arraial, o Largo da Feira e até a biblioteca popular do bairro, que foi recuperada recentemente com a ajuda da população. O ponto de saída será o Sítio da Trindade.

Na terça, o destino é o Teatro Santa Isabel, com seus 168 anos de história.  Ele é a mais tradicional casa de espetáculos do Recife e tem muita história. Por esse motivo, foi criado um Projeto, o Teatrando, que consiste em uma visita guiada ao Teatro, na qual o público percorre locais que ficam por trás do palco. A visita guiada inclui salão nobre, coxias, vestuário. Durante a visita, é encenado o Proscenium, através do qual atores contam a história do TSI e também fazem jogos interativos com o público. A visita é recomendada para maiores de dez anos. As inscrições para os três passeios abrem às nove horas da sexta-feira, e podem ser feitas no site: www.olharecife.com.br.

Leia também:
CurioCidades no Olha! Recife

Serviço:
Olha!Recife no Rio (Sábado)
Dia: 18/08
Hora: 9h
Saída: Catamaran Tours (Próximo ao Forte das Cinco Pontas)

Olha!Recife a pé (Domingo)
Dia: 19/08
Hora: 9h
Saída: Sítio Trindade

Olha!Recife a pé (Terça-feira)
Dia: 21/08
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife 

 

 

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *