“CurioCidades” no Olha! Recife. Vamos?

Já estão abertas as inscrições para o CurioCidades, novo projeto dentro do Olha! Recife, programa de sensibilização turística implementado pela Prefeitura. Como o morador do Recife tem mania de grandeza e de dizer que tudo é o maior do mundo, vão estar em pauta os superlativos e adjetivos que enchem de histórias o imaginário dos pernambucanos. E o CurioCidades tem estreia marcada para 14h da quarta-feira, 15, saindo da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. As inscrições são feitas no www.olharecife.com.br. Até hoje à tarde ainda havia muitas vagas.

O Olha! Recife vai aproveitar a XI Semana do Patrimônio de Pernambuco, para programar o roteiro de visitas. Entre os locais selecionados para o dia 15 de agosto encontram-se o Museu do Trem (que fica na Estação Central do Metrô do Recife), quando se falará de temas ligados ao transporte ferroviário e aeroviário no Recife. Vejam quantas curiosidades que aconteceram na nossa Capital, onde circulou o primeiro trem urbano da América Latina. Serão abordadas, também, as viagens a cidades como Cabo de Santo Agostinho e Palmares (PE), no século 19. Assim como o percurso para Alagoas. Também haverá abordagens sobre o Cinema no Recife (na década de 1920, nossa cidade era um grande polo de produção cinematográfica).

Será lembrado o Diário de Pernambuco, mais antigo jornal em circulação na América Latina, e até a torre de atracação de zepelins terá sua história contada. Se vocês não sabem, ela é a única do gênero, ainda de pé, no mundo. Ou seja, uma relíquia preciosa dos tempos dos dirigíveis (infelizmente perdida no meio de matagal, no bairro do Jequiá, onde deveria haver um parque). O novo projeto do Olha! Recife será capitaneado por um ator que vai representar o poeta Ascenso Ferreira (1865-1965), nos mesmos moldes do Olha! Recife Literário e do Uma noite no Museu.

“O CurioCidades  oferecerá roteiros temáticos com intervenções artísticas que vão mexer ainda mais com o imaginário e fortalecer a autoestima dos pernambucanos”, promete a Secretaria de Turismo. Os roteiros vão acontecer no penúltimo sábado de cada mês (e excepcionalmente nesta quarta-feira). Os passeios “levarão os inscritos a locais onde a história vai se misturar com a imaginação, a arte e o fantástico, costurando épocas, personagens, paisagens e o patrimônio material e imaterial através de orientações com guias especializados e atores que revelarão curiosidades históricas, artísticas, sociais, políticas, econômicas e culturais de séculos passados e da atualidade”.

Leia também:
Uma noite no museu no Olha! Recife 
Sugestão para o Olha! Recife
Aventura Literária no Olha! Recife
Carlos Pena, dos Desejos Presos na APL 
Olha! Recife com Nassau, ponte e jornal

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *