Santa Isabel: da história ao vibrafone

Já falei muitas vezes, mas não custa nada lembrar. Seguindo um costume praticado entre os teatros mais famosos do mundo, o Santa Isabel também abre as portas para ser conhecido pelos bastidores. Só que, nesta terça, além do programa diurno de visitação guiada (pelo Proscenium!, a partir das 15h), à noite o público tem acesso ao Salão Nobre, para assistir um concerto. E de graça. Na verdade, um sarau protagonizado pelo Duo Repercuti, formado por dois Emersons, Emerson Coelho e José Emerson.

O Duo Repercuti surgiu em 2016, sendo criado pelos percussionistas Emerson Coelho e José Emerson, ambos de formação erudita. Na apresentação, eles experimentarão diversas sonoridades. E executam desde compositores eruditos nacionais e internacionais até ritmos pernambucanos, com instrumentos como marimba, vibrafone e pandeiro sinfônico. A apresentação contará ainda com a participação especial do também percussionista Jerimum de Olinda. Para quem tem bom gosto musical, o que não falta é opção no Recife, pois há generosa oferta de programas musicais gratuitos, viabilizados não só pela Prefeitura mas também pelo Governo de Pernambuco. No caso do Teatro Santa Isabel, há concertos  mensais, tanto da Orquestra Sinfônica do Recife, quanto da Banda Sinfônica.

Às terças, ocorre sempre o Projeto Teatrando!, que visa a educação patrimonial e leva os visitantes a conhecer o teatro que é considerado monumento nacional, com seus 168 anos de história. Durante a visita, em que até as coxias são percorridas, há um jogo chamado Proscenium!, através do qual são apresentados desafios para os visitantes. “Foi a melhor experiência que já vivi em um teatro”, afirma Anderson José Alves, estudante de 17, depois de participar do evento, na última terça-feira. A visita – entre caminhos percorridos – jogos e encenações, demanda duas horas. E conta com ajuda de atores e monitores, a partir das 15h. O acesso às duas atividades é gratuito. Para participar da visita, indicada a maiores de 10 anos, é necessário fazer inscrição prévia, pelos telefones 3355-3323 ou 3355-3324. Para assistir aos saraus, basta chegar ao teatro a partir das 18h.

Leia também:
Mergulhe em 168 anos de história
Concerto gratuito no Santa Isabel 
Conheça o Santa Isabel pelo avesso
De “Onde nascem os fortes” para o Teatrando
Programa nota 10 para maiores de 10

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *