Jardim Botânico tem “Trilha Amazônica”

Os visitantes chegam a 100 mil por ano. E fazem do Jardim Botânico do Recife um dos equipamentos mais queridos da população desde que, em 2013, ele passou por  grande reforma. Em uma cidade verticalizada e que se aproxima de uma selva de concreto, a cada dia as pessoas necessitam de aproximação maior com o verde. E no JBR são nada menos de 10,7 hectares de Mata Atlântica. O JBR é a única reserva ambiental do Recife  totalmente estruturada para receber o público, com a exuberância da floresta e seus jardins temáticos. O JBR está completando 39 anos, com novas opções de passeios a oferecer.  A comemoração é na quarta-feira (1/8), com café da manhã e inauguração de nova trilha, de revista e até bolo cofeitado.

Quem lá chegar, será recepcionado a partir das nove com café da manhã e apresentação em forma de recital, sobre o JBR. Às 10h, haverá lançamento da Revista Arrudea, com artigos editados pelo JBR. Depois, será apresentada a Trilha Amazônica, novidade nos caminhos percorrido pelos visitantes. A Trilha Amazônica vai explicar e apresentar as espécies de plantas que ocorrem tanto no bioma amazônico, quanto no nosso bioma de Mata Atlântica.

Tais espécies se comportam de forma diferente no bioma recifense e apresentam características distintas das plantas amazônicas, como porte maior ou folhagem diferente, devido a variações do clima, diferença de solo, relevo e volume de água. Bacana isso, não é não?  No local, o público pode desfrutar de sete jardins temáticos: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Sensorial e Plantas Tropicais. São oferecidas também trilhas monitoradas e exposições, além de atividades lúdicas no Econúcleo, que funciona de quinta a domingo. Além de área pública de lazer e contemplação, o espaço abriga um corpo técnico que realiza pesquisas voltadas à botânica, restauração florestal e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica. O JBR abre de terça a domingo, das 9h às 15h30, e a entrada é gratuita.

Leia também:
Cozinha sustentável no Jardim Botânico
Ecoférias começam no Jardim Botânico
A caatinga no Jardim Botânico

Serviço:
Programação – Aniversário JBR:
09h – Abertura do Jardim aos visitantes
09h30 – Apresentação cultural sobre o Jardim Botânico do Recife
10h – Abertura do evento/ Lançamento do terceiro volume da Revista Arrudea/ Lançamento da Trilha Amazônica
11h – Corte do Bolo
14h – Trilha das espécies do bioma amazônico e sua interação com a Mata Atlântica
Endereço: BR-232,S/N, Curado, Zona Oeste do Recife / Acesso gratuito

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *