Cozinha sustentável no Jardim Botânico

Normalmente quem compra brócolis ou cenoura, costuma consumir as flores do primeiro e a raiz da segunda. Depois, joga as folhas de ambos fora. Pelo menos aqui no Recife, a cultura é essa. Nada mais errado. Da horta, tudo se aproveita. E esse é o tema da oficina de cozinha sustentável, que acontece neste final de semana, no Jardim Botânico do Recife. A oficina – destinada a pessoa de todas as idades – vai mostrar a receita para o uso de cascas, talos e folhas, que normalmente vão para o lixo.

A oficina ocorre às 10h do sábado (14), dentro da programação de Ecoférias do Recife. Mas é preciso fazer a inscrição às nove da manhã do mesmo dia, lá mesmo no JBR.  Vai ter até degustação de iguarias preparadas para a ocasião. No sábado, também no JBR, há outras atrações. Às 9h30, os educadores vão chamar a meninada para a Embolada Um pé de quê. Às 10h30m, enquanto ocorre a oficina de cozinha sustentável, haverá caminhada ecológica pelas matas. E no final, a enquete teatral Transforme o pensamento. À tarde, as inscrições começam às 13h. Às 13h30m, já tem oficina de criação Construindo imagens com o Tangran. O Tangran é um jogo de origem chinesa, que utiliza sete figuras geométricas. E pode ser usado como quebra cabeça, ou como dobraduras, parecidas com o origami.

Às 14h40 do sábado, tem oficina de escrita criativa no JBR. E às 15h30m, a atividade vai obrigar as crianças a pensar pela ótica verde:  Árvore dos desejos, construindo a cidade que eu quero. A produção é coletiva. No domingo, a programação do JBR também está movimentada, e obedece ao mesmo horário do sábado. Começa às 9h30 pela manhã, e às 13h30m, à tarde. As inscrições devem ocorrer meia hora antes. Vai ter caminhada para se conhecer a mata, passeio por jardins de fitoterápicos e ainda oficina de plantio de mudas. O Jardim Botânico fica na BR 232, no bairro do Curado. Na segunda, que é feriado, o JBR estará fechado, por ser dia de manutenção do espaço. Mas haverá atividades no Econúcleo do Parque da Jaqueira, que fica nas Graças, a partir das nove da manhã, no feriadão. Ou seja,  no sábado, domingo e na segunda.

Leia também:
Ecoférias começam no Jardim Botânico
Parques têm programação de férias 
Jardim Botânico amplia serviços

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Lu Streithorst/ Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *