Morros ganham colônia de férias

Para muitas crianças, o fim das aulas significa passeios, viagens, sessões de cinema, visitas a parques e colônias  de férias, muitas vezes, com custos altos para os pais. Para outras, em situação de vulnerabilidade social, as opções de lazer são limitadas, mesmo quando  não estão em casa, longe das obrigações escolares. Para oferecer recreação para crianças dos morros do Recife, a organização não governamental Visão Mundial está realizando colônias de férias nas comunidades da Zona Norte do Recife.

Elas acontecem nas comunidades Guabiraba, Aritana, Córrego de Jenipapo e Passarinho.  As ações acontecem entre os dias 7 e 31 de julho. Ocorrerão em em cinco escolas, em uma creche e em associação comunitária. E você pode atuar no programa como voluntário.  Mas é   preciso se inscrever  no link: http://goo.gl/gjKbzb. De acordo com a Visão Mundial, as comunidades escolhidas “possuem um contexto de extrema vulnerabilidade com índices alarmantes de violência”, onde “a infância, muitas vezes, é marcada por exploração sexual, abuso, trabalho infantil e privação ao acesso básico de saúde, educação, lazer, saneamento e moradia”.

No Recife, estudos do Ipea mostram que a vulnerabilidade social se agravou nos últimos anos. “Acreditamos que o brincar contribui para o desenvolvimento e o bem estar físico, emocional e social das crianças e todas devem ter acesso a isso. Com esse contexto, queremos viabilizar a diversão para 2.400 crianças e adolescentes que serão beneficiados com essa ação”, afirma Kess Jones, coordenador dos projetos da Visão Mundial em Recife. A colônia de férias vai acontecer a partir das 09h  do próximo sábado (7) na Escola Municipal da Guabiraba. Haverá apresentação cultural de palhaçaria com o mágico Mamede, brincadeiras e lanches. Também ocorre na Associação do Sítio dos Macacos, com contação de histórias e lanches durante todo o dia.

As brincadeiras acabam às 16h. No outro sábado (14), a recreação recomeça, dessa vez na Escola Estadual Erundina de Negreiros vai receber palhaçaria com o mágico Mamede, brincadeiras e lanches das 09h às 16h. No sábado seguinte (21), no mesmo horário, chega a hora da Escola São Cristovão receber a programação de palhaçaria e brincadeiras. No sábado (28), das 09h às 11h, os alunos da Escola Pedro Alcântara recebem contação de histórias e lanches. Nesse mesmo dia, os alunos da Escola Municipal de Nova Descoberta contam com palhaçaria e brincadeiras das 09h às 16h. No último sábado (31), as crianças da Creche Celeste Vidal irão assistir à contação de histórias das 09h às 16h. A Visão Mundial é uma organização humanitária que atua em vários países, e marca presença desde 1975 no Brasil. Ela atua em cerca de cem países e tem 50 mil colaboradores espalhados pelo mundo.

Leia também:
Museus com programação de férias
Férias de convívio com a natureza
Ecoférias na Jaqueira e no Jardim Botânico
Fazendo jarros com PETs na Jaqueira
Domingo “Zen” de ações verdes

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ Visão Mundia

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *