Faça um projeto para melhorar o Recife

Com mais de 5 mil árvores erradicadas em nossas ruas, baixos índices de saneamento (pouco mais de 30 por cento da população conta com o serviço), com rios poluídos e seus riachos transformados em canais (que funcionam como esgotos a céu aberto), o Recife pode ganhar projetos ambientais propostos pela sociedade civil e financiados pelo poder público. Entre as  áreas contempladas com verbas do município, encontram-se as de proteção das matas ciliares (que ficam às margens dos rios) e a gestão de arborização urbana e áreas verdes.

Então, mãos à obra. Porque nossa cidade está precisando mesmo de um carinho maior no que diz respeito á natureza. A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife vai financiar projetos ambientais propostos pelos entidades que representem os cidadãos. O edital de seleção pública acaba de ser lançado,  destinando R$ 270 mil provenientes do Fundo Municipal de Meio Ambiente para os projetos escolhidos. O objetivo é fomentar o diálogo e aproximar a população das questões ligadas à preservação da natureza e sustentabilidade. As instituições, ONGs e movimentos populares têm até o dia 29 de julho para apresentarem seus projetos.

Apenas cinco propostas serão financiadas no valor de até R$ 54 mil para execução do trabalho. Qualquer entidade, desde que devidamente regularizada e tenha mais de dois anos de atuação, pode participar da seleção pública. A escolha dos projetos será definida por uma comissão formada por representantes da Sdsma e de entidades da sociedade civil, membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Os projetos deverão ser entregues de segunda a sexta, das 8h às 13h, na unidade da secretaria localizada na Rua Fernando César, 65, Encruzilhada.

O edital é o quarto lançado pela Sdsma. E entre os frutos de edições anteriores encontram-se  iniciativas de reaproveitamento da água da chuva e o inventário de árvores do bairro do Recife. Entre as  temáticas contempladas no concurso encontram-se: monitoramento e controle ambiental; preservação e conservação dos recursos naturais renováveis; proteção das matas ciliares, de mananciais e reservatórios para abastecimento público; planejamento, implantação e gestão de unidades de conservação; educação ambiental; campanhas educativas, socioambientais e programas de formação e capacitação de recursos humanos na área ambiental; ações voltadas à sustentabilidade, enfrentamento e adaptação às mudanças climáticas e mitigação das emissões de Gases de Efeito Estufa e gestão de arborização urbana e áreas verdes.

Leia também:
Recife vai ganhar 2000 árvores
Exemplos de amor ao verde no Recife
Sai dessa noia plantando árvores
Isso não é um assalto, é horta no asfalto
Sementes que brotam na Zona Norte
História do Jardim Secreto para crianças 
Riacho Parnamirim ainda tem jeito
Holandês, fantasma e revitalização

Serviço
O que: PCR financiará projetos ambientais propostos pela sociedade civil
Prazo de inscrição: até 29 de julho
Onde fazer as inscrições: na unidade da SDSMA na Rua Fernando César, 65, Encruzilhada
Informações: 3355.5804

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *