Jardim Secreto faz festa no Poço

Exemplo de recuperação de área degradada por iniciativa da própria comunidade, o Jardim Secreto faz festa aberta ao público, no domingo, 1 de julho, no Poço da Panela. É uma forma estimular a confraternização dos moradores daquele bairro da Zona Norte, com os residentes em comunidades vizinhas, como Cabocó e Caiara, que ficam do outro lado do Rio Capibaribe. E também de se integrar com as pessoas de outras localidades, como Casa Forte, Casa Amarela, Madalena, Torre, Nova Descoberta, Alto José do Pinho, Macaxeira.

Para os que ainda não sabem, o Jardim Secreto do Poço é uma área de 3 mil metros quadrados, localizada à margem do Rio Capibaribe, no fim da Rua Marquês de Tamandaré. O terreno vivia cheio de lixo, metralhas e animais indesejáveis, até que moradores do Poço da Panela decidiram transformá-lo em área verde, utilizada não só para a educação ambiental da própria comunidade como também para tornar mais estreitos os laços entre vizinhos. E motivar iniciativas colaborativas. Hoje o Jardim Secreto tem gramado, flores, hortaliças e fruteiras. Mas ainda é um projeto em formação. Mesmo assim, já vem cumprindo o seu papel.

Festa no Jardim Secreto pretende reunir moradores dos dois lados do Rio Capibaribe: do Poço ao Caiara e Cabocó

No dia 27 de maio, a comunidade foi presenteada com uma festa, para marcar um ano do Jardim Secreto. Houve barraquinhas e uma parceria com a Feira Livre do Poço. Na edição, que acontece no próximo domingo, haverá doze barracas, porém destinadas a moradores e negociantes do Cabocó, do Caiara e também do próprio Poço. Tudo para venda de comidas típicas. Haverá brincadeiras para crianças, como quebra panela, tombalata, e jogo de argolas. A festa começa no início da tarde. Veja as atrações programadas: Sarau de poesias, com microfone aberto para quem quiser (15h); DJ Borba e Almeida, com sons afro, franco, íbero e latino americanos (16h); DJ Vitola  e seu mix de reggae, baião, xote, forró pé de serra (16h40m); DJ A´s com os melhores vinis da MPB, do blues e do rock (17h20m).

A partir das 18h, a vez é do pé de serra, com o grupo que se apresente sempre na tradicional Venda de Seu Vital (um dos pontos de referência do Poço da Panela). Às 20h, tem quadrilha junina improvisada para deleite da comunidade. Sim, tem um fogueirão, feita por Pai, o barqueiro que há décadas carrega passageiros em travessia de barco pelo Rio Capibaribe, e cujos parentes estarão na festa, em barraquinha, negociando comidas típicas.  Também haverá acepipes veganos e vegetarianos. Quem quiser conhecer melhor o Jardim Secreto do Poço, pode aproveitar as tardes das terças, quando ocorre aula de ginástica funcional, dança ou alongamento, às 16h30. Ninguém paga nada. E iniciativa resulta de parceria do Jardim Secreto com a Academia Intregale. A festa de domingo também tem acesso gratuito. Dinheiro para gastar, só com a compra de comidinhas, bebidas ou cervejas artesanais (pelo menos sete marcas estarão presentes). Cinco órgãos oficiais emprestam apoio à festa, incluindo a Prefeitura e a PM. Vamos lá?

 

Leia também:
História do Jardim Secreto para crianças
A felicidade coletiva do Jardim Secreto
Jardim Secreto faz um ano com festa

Jardim Secreto faz festa no Poço
Sementes que brotam na Zona Norte

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife 

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *