Não deixe de ir ao Desfile das Bandeiras

Depois da linda Procissão dos Santos –  que muitos (inclusive eu) chamam de Procissão das Bandeiras – que ocorreu na Zona Norte, no último sábado, hoje é dia do Desfile das Bandeiras, com percurso pelo centro do Recife. A concentração ocorre na Praça Maciel Pinheiro, a partir das 17h, próximo à Matriz da Boa Vista.

De lá, o cortejo percorre quase três quilômetros, passando pela Rua Nova, Avenidas Dantas Barreto e Carmo, até chegar ao Pátio de São Pedro, onde será recebida por quadrilhas e grupos folclóricos. O Desfile das Bandeiras é, de certa forma, uma tentativa de reviver uma tradição do Recife, que era a Procissão Acorda Povo, que desfilava por vários bairros na madrugada do dia 23, mas que foi desaparecendo à medida que subiam os índices de violência.

Atualmente, uma Procissão Acorda Povo, a da Vila das Lavadeiras, no bairro de Areias, ainda vai às ruas, do mesmo jeito como era antigamente. No último sábado, estive na Zona Norte do Recife, onde acompanhei a Procissão dos Santos, que saiu do Santuário do Morro da Conceição, com destino ao Sítio Trindade, onde as bandeiras de todos os santos juninos são depositadas à frente do casarão rosa daquele local histórico. Foi uma pena, porque o Sítio estava com o seu arraial sem funcionar, e pouca gente viu aquela que é uma das mais bonitas manifestações dessa época no Recife. A Procissão dos Santos homenageia não só Santo Antônio, São João e São Pedro, como presta reverência, também, a Santa Isabel, Santana e São José.

Veja parte do desfile da Procissão dos Santos, no vídeo abaixo:

 

Leia também:
“Olha pro céu meu amor”
Linda, Procissão das Bandeiras é sábado
Procissão linda e pouco público
Caminhada do Forró é hoje
Olha! Recife no BRT Cais do Sertão
Festa para São João e Xangô
Festa para Xangô foi um sucesso

Texto, foto e vídeo: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.