Festa para São João e Xangô

Hoje é dia de festa dupla  em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, onde fica o maior e mais tradicional arraial do Recife. Enquanto cinco quadrilhas apresentam-se no Palhoção, comemorando o São João, Xangô também ganha reverência, com cânticos, dança em torno da fogueira e muita comida de terreiro.

É que entre 18 e 22h, a fartura dos terreiros de candomblé toma conta do Sítio Trindade, para saborosa celebração às religiões e à gastronomia de origem africana, durante a 12ª edição da tradicional Exposição da Culinária Afro-Brasileira. Ao todo, dez expositores, mestres da tradição afro-brasileira, levarão ao público o costume de casa de celebrar os orixás com reforçados e bem servidos pratos à base de milho, massa de mandioca, quiabo, farinha e camarão.

Nessa quarta, São João (quadrilhas) e Xangô (cerimônias e gastronomia de terreiro) encontram-se no Sítio Trindade.

Dessa mistura, serão servidos preparos como o gbègìrì e o amalá, comidas prediletas do Rei Xangô, orixá da justiça e do fogo, considerado o rei dos reis. Haverá degustação gratuita dos pratos, acompanhada por cânticos, danças e celebrações do povo de terreiro. A mostra, que integra o Ciclo Junino 2018 da Prefeitura do Recife, é uma iniciativa do Núcleo da Cultura Afro-Brasileira, com produção e execução do Terreiro Ilé Àse Egbé Awo, sob responsabilidade de Mãe Elza de Iemanjá.

A programação afro tem início às 18h, com celebração aos ancestrais com Àdúrà (reza) e início do Sirè-Orin Òrìsà, Vodun, Nkise (cânticos) à Divindade ÈSÚ. Às 19, começa a degustação, e continua o   Sirè (cânticos)  com Grande Roda. Às 20h30, haverá celebração à Divindade Sàngó, quando todos dançam e cantam ao redor da fogueira (Elemento Fogo Sagrado). Às 21h, será entre o Prêmio Ìyábàsé 2018. Às 21h, se encerra o Sirè.

Serviço
 12ª Exposição da Culinária Afro-Brasileira
Quando: 20 de junho
Onde: Sítio Trindade, Estrada do Arraial, 3259, Casa Amarela
Horário: 18h às 22h
Entrada franca

Leia também:
São João à antiga ainda existe
Sítio Trindade tem gastronomia afro
Procissão linda e pouco público
Sítio Trindade se anima hoje à noite

Texto:
Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andréa Rego Barros/ Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *