Linda, Procissão das Bandeiras é sábado

Quem pensa que junho é para homenagem só a São João está enganado. A festa celebra santos católicos considerados padroeiros do Ciclo Junino, desde os afamados São José, Santo Antônio, São João e São Pedro, até os nem sempre lembrados Santa Isabel, São Paulo e Santana. E é para reverenciar esses santos todos, que na tarde do sábado (10) acontece a 12ª edição Procissão dos Santos Juninos.

O cortejo sai do Morro da Conceição em direção ao Sítio Trindade, sugerindo o caminho percorrido pelos nordestinos a cada São João, entre o sagrado e profano da festa. E o bom dessa procissão é que ela não tem só grupos juninos, pois é acompanhada até por blocos carnavalescos. Tudo junto e misturado. De forma sadia e divertida. Pelo menos quatro blocos costumam participar da festa: Cordas e Retalhos, O Bonde, Quero Mais e Bloco das Flores.  Ao todo, 17 bandeiras participarão da liturgia, que começa a partir das 16h, com a concentração dos grupos, diante do Santuário do Morro da Conceição. A partir das 17h, os párocos Renato Azevedo e Padre Ulisses conduzirão, entre outros religiosos convidados, a sagração das bandeiras e do andor, no altar do Santuário, onde somente as bandeiras mais antigas ficarão posicionadas.

Depois da sagração, ainda no alto do Morro, vai ter novidade este ano. Às 18h, os grupos e suas bandeiras sairão do santuário em direção à imagem da santa para abraçar Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, uma saudação de fogos anunciará a saída da procissão. Além das 17 bandeiras e seus grupos, o cortejo terá 50 bacamarteiros, banda de pífano e a Banda Vereda Tropical, com hinos sacros e dobrados, até a chegada na Avenida Norte. Aí, a Forrovioca aguardará o cortejo para seguir até o Sítio Trindade, ao som do trio pé-de-serra Os Tangarás. Na chegada ao Sítio, religiosos e brincantes serão recebidos pela Associação Musical 19 de Fevereiro. Para abençoar a festa, o andor com os santos juninos permanece no Sítio Trindade até que se apaguem todas as fogueiras, silenciem as sanfonas e seja dados por encerrados os festejos juninos na cidade.

Leia também: 
Chuva, bandeiras e forró no Pátio
Procissão e quadrilhas na Zona Norte
Olha! Recife no BRT Cais do Sertão 
Caminhada do Forró é hoje

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Andréa Rego Barros/Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.