Hortas orgânicas crescem nas escolas

Notícia legal. Em tempo em que populações de vários bairros se organizam para concretizar hortas urbanas em áreas degradadas do Recife, o governo de Pernambuco comemora a implantação de 152 hortas em espaços públicos, das quais 136 em escolas da rede estadual de ensino. A iniciativa é a  menina dos olhos da primeira dama, Ana Luiza, responsável pelo programa Horta em Todo Canto, que prevê a implantação de canteiros orgânicos em repartições, colégios, hospitais, presídios.

O objetivo é fortalecer as ações de conscientização ambiental e sustentabilidade em Pernambuco. E  também estimular a inclusão social com educação ambiental, e promover o resgate do saber popular e a economia solidária. As hortas também contribuem para a segurança alimentar e nutricional, e – em alguns casos – funcionam como terapia ocupacional, como ocorre no Hospital Ulisses Pernambucano, mais conhecido como Tamarineira, onde os pacientes cultivam e consomem as hortaliças que produzem. Na manhã da terça-feira, foi inaugurada uma horta escola no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), que é o órgão responsável pela capacitação de servidores. O IPA fica no bairro do Bonji, Zona Oeste do Recife.

“A gente mostra que é possível, com ações simples, mas com criatividade, esforço e dedicação de todos, conseguirmos fazer a diferença através de programas como este. O mundo depende disso. O desenvolvimento precisa de um meio ambiente protegido”, afirma  o Governador Paulo Câmara (PSB). “E ações como essa incentivam e educam a preservar o meio ambiente, ao implantar essas hortas com um olhar de transformação. Por outro lado, esse trabalho vai ajudar a inserção de muita gente em atividades novas, atividades econômicas, inclusive. É um espírito multiplicador. Como governador, eu tenho muito orgulho de implantar programas como esse e poder expandi-lo em todo o Estado”, completa.

Leia também:
Hortas fazem a festa nas escolas 
Isso não é um assalto, é horta no asfalto
Sementes que brotam na Zona Norte
Festa com samba na horta urbana
Hortas se espalham no Recife

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Foto: Hélia Scheppa/ Divulgação/ SEI

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *