Olha! Recife no “BRT Cais do Sertão”

O Olha! Recife está em clima junino. Tanto que a programação de fim de semana tem a ver com a segunda festa mais popular do Recife (só perde para o carnaval). O roteiro ganhou o nome de BRT Cais do Sertão, já que um ônibus sanfonado e com decoração temática, levará os turistas e recifenses do Bairro do Recife ao Sítio da Trindade. O Sítio, vocês sabem, fica em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. E tem um São João muito lindinho, pois é um autêntico arraial, sem aquele mundão de gente  de Caruaru, que dá até estresse.

O Sítio tem forró, concurso de quadrilhas, procissão de bandeiras (no próximo sábado) e barraquinhas típicas, reproduzindo uma cidade do interior, com direito a igrejinha, mercearias e até a sala de reboco. Na quarta, foi inaugurado o BRT Cais do Sertão. No mesmo dia, excepcionalmente, o  Olha! Recife abriu inscrições para o passeio inaugural da quinta (14). Mas como pernambucano adora um forró, as inscrições se esgotaram rapidamente. Como vocês já devem ter observado, em tempo de São João e Copa do Mundo, os horários do Olha! Recife estão alterados. Em tempos normais, os passeios ocorrem aos sábados, domingos e quartas.

No Sítio Trindade, o arraial já está montado e quadrilhas animam as noites de junho, com 42 grupos concorrendo.

Já teve o passeio da quinta, mas o programa de sensibilização turística do Recife faz repeteco do festivo percurso nos dias 16 (sábado), 20 (quinta) e 28 (quinta). As inscrições para o dia 16 abrem às nove da manhã da sexta-feira (15), como ocorre habitualmente, sempre no site www.olharecife.com.br. O BRT do Sertão se tornou possível devido a uma parceria entre o Museu Cais do Sertão, o Governo de Pernambuco (Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer) e a Prefeitura do Recife, com patrocínio da MobiBrasil.Recife.

O projeto conta com adesivação e decoração interna e externa, seguindo o padrão da identidade visual do Centro Cultural Cais do Sertão. Foram destacados elementos da cultura popular sertaneja, como arupembas (peneiras de palha, que no interior chamam de urupemas), chita, alfabeto heráldico (Armorial), a famosa fachada de cobogós do  Musei Cais do Sertão, além de cores vibrantes.  As inscrições dos demais passeios (dias 20 e 28) serão informadas em breve.

Leia também:
Olha! Recife faz roteiro dos poetas
Olha! Recife perto da natureza
Minha tarde no Olha! Recife
Presença da mulher no Olha! Recife
Nosso lado holandês no Olha! Recife

Serviço:
Olha!Recife no BRT Cais do Sertão
Dia: 14, 16, 20 e 28/06
Hora: 18h
Saída: Cais do Sertão
Inscrições : www.olharecife.com.br (a partir das 9h da sexta (15) para o passeio do dia 16

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Francisco Andrade Divulgação/ SEI (BRT) e Wesley D´Almeida/ Divulgação/ PCR (quadrilha)

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *