Caminhada do Forró é hoje

Hoje tem a décima quarta edição da Caminhada do Forró, que marca a abertura oficial dos festejos juninos. Participei das primeiras, e confesso que gostava mais dos cortejos iniciais, de 2004 e 2005, quando os sanfoneiros apenas desfilavam com suas sanfonas, com o pé no chão. A concentração, na Rua da Moeda, lembrava as concentrações de blocos de carnaval. E o desfile era tão animado, com o arrasta pé no asfalto que me fazia recordar, também, o som gostoso das bandas de pau e corda que animam os blocos líricos do Recife.

No ano passado estive lá, mas saí logo, porque havia shows com o carro da Frevioca. Ops… Forrovioca, que fazia um barulho infernal, antes do desfile dos sanfoneiros. Me lembrou um trio elétrico, sistema que, confesso, não tenho muita simpatia. Em todo caso, o cortejo não deixa de ser bonito. A concentração dos sanfoneiros começa a partir das 17h, na Rua da Moeda. Depois, o cortejo  (sanfoneiros, zabumbeiros, tocadores de triângulo, forrozeiros e matutos de todos os cantos do estado) segue pelas ruas Mariz de Barros, Rio Branco e Bom Jesus, até a Praça do Arsenal, onde a caminhada vira festa, com a apresentação de vários artistas.

A Prefeitura informou que estão confirmados: : Josildo Sá, Maciel Melo, Nádia Maia, Petrúcio Amorim, Irah Caldeira, Terezinha do Acordeon, Liv Moraes, Pecinho Amorim, Luizinho de Serra, Rogério Rangel, André Macambira e Roberto Cruz, além de Beto Hortis, que vai homenagear Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Arlindo dos 8 Baixos. Nesta 14ª edição, o evento presta uma homenagem a Josildo Sá, fiel à Caminhada desde seus primeiros passos no forró. O artista, nascido em Floresta e filho de sanfoneiro, participou ativamente de todas as edições do evento, cantando, divulgando e defendendo a cultura Nordestina.

Leia também:
Josildo Sá: forró, frevo, romantismo
Dia dos Namorados com batalha de quadrilhas

Serviço
14ª Caminhada do Forró
Data: 14/06
Concentração: Rua da Moeda, às 17h
Percurso: Ruas Mariz de Barros, Rio Branco e Bom Jesus, até a Praça do Arsenal

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Foto: Andréa Rego Barros/ Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *