Parem de derrubar árvores (116)

No Dia do Meio Ambiente, encontrei mais duas árvores mutiladas, durante minha caminhada diária. Uma fica na Estrada do Arraial, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. A outra está ali bem pertinho, na Rua  Engenheiro Oscar Ferreira, entre a Avenida Dezessete de Agosto e a Estrada do Arraial, próximo à Fundação Joaquim Nabuco.

De uma, restou um toco sem vida, como a maioria das árvores vítimas da motosserra insana, que age sem dó no Recife.  Mas, mesmo assim, a da Estrada do Arraial tenta sobreviver, como vocês observam na foto acima. As folhinhas estão começando a nascer.  Da outra, que fica na Oscar Ferreira, restou o tronco mutilado mas, pelo menos, foi plantada uma “irmãzinha” ao lado, ainda em fase de crescimento. Não sei porque o tronco morto não foi retirado,  para dar espaço ao crescimento da planta de reposição. Coisas da “arborização” do Recife…

Árvore mutilada – só restou o tronco – ganhou uma “irmãzinha” na Rua Engenheiro Oscar Ferreira, Zona Norte.

Como vocês têm acompanhado, desde o ano passado, venho mostrando aqui no #OxeRecife a destruição do verde de nossos jardins, praças, ruas. Nos três primeiros anos dessa gestão, ainda como repórter de um jornal do Recife, pedi à Emlurb o levantamento de árvores erradicadas. Na época, em 2015, elas já somavam nada menos de 5 mil. Depois, esse número não foi mais divulgado.

Mas calculo que essa quantia tenha dobrado, a ser mantido o mesmo ritmo industrial de erradicação. Já houve até audiência pública na Câmara Municipal, convocada pelo vereador Jayme Asfora (PMDB) para debater a equivocada política de arborização do Recife. O #OxeRecife esteve lá, e mostrou o tamanho do arboricídio em nossa cidade. Asfora  apresentou um projeto de lei ordinária para disciplinar corte e poda de árvores no Recife. A iniciativa (PLO 399/2017) está em tramitação no legislativo da cidade. Estamos de olho.

Leia também:
TRT vai compensar árvores derrubadas
Degola de árvores em supermercado
Recife vai ganhar 2000 árvores
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal 
“Abaixo o arboricídio insano”
Exemplo de amor ao verde no Recife

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *