Jardim Secreto faz um ano com festa

Esta cena, que vocês observam aí, na foto acima, não era possível há um ano atrás. O terreno, agora recoberto por um verde gramado, era totalmente degradado. Vivia entulhado de lixo de todos os tipos. E não era frequentado por moradores do entorno. Até que um dia eles resolveram agir. Decidiram limpar e ocupar o terreno, plantando flores e hortaliças onde antes havia metralhas, pedaços de madeira, móveis velhos, restos de plantas mortas e muito mato. O sítio, de 3 mil metros quadrados, fica à margem Capibaribe. E transformou-se no Jardim Secreto do Poço, um exemplo de exercício de cidadania que, felizmente se repete por outras áreas do Recife, em maior ou menor escala.

Como ocorre em Jardim São Paulo, Casa Amarela, Morro da Conceição, Vasco da Gama, Bomba do Hemetério. Só que o Jardim Secreto tem a vantagem da localização, ao lado do Rio, onde  – em alguns trechos – ainda resta vegetação nativa e exuberante.  E a partir dele, observa-se cenas idênticas às dos séculos passados, como a suave e vagarosa travessia de barco, de um a outro lado do Rio. Como acontece em intervenções coletivas, o Jardim Secreto virou ponto de convivência e serviu para tornar mais estreitas as relações da comunidade. E também para aproximar as duas margens do Rio, a de cá ocupada por prédios de luxo. E a de lá, pontilhada de casebres. Por esse motivo, um dos homenageados da festa é Pai, o barqueiro que diariamente faz a travessia entre o Poço da Panela e a comunidade do Cobocó, que fica na margem oposta ao Jardim Secreto.

Para assinalar a transformação realizada depois de um ano de intervenção coletiva, o Jardim Secreto tem um dia de festa, neste domingo (27). A população está convidada. A animação da turma é tão grande que apesar da crise terrível de combustível que paralisou o Brasil, incluindo o Recife, a festa está mantida.  E começa a partir das 8h30m.  O início da manhã  vai ser bem místico. Até 10h15m, a programação inclui meditação, roda de mantras, ritual de benzimento, abraço coletivo. Como o espaço é grande, comporta outras atividades quase no mesmo horário. Haverá – entre 9h e meio dia – duas oficinas, ambas voltadas para o cuidado com o meio ambiente: uma é de confecção de luminárias aproveitando garrafas PET, e outra de compostagem doméstica (construção e manejo).  Afinal, a sustentabilidade é a preocupação maior dos que fazem iniciativas como o Jardim Secreto e a horta urbana de Casa Amarela.

Performances coletivas ocorrerão durante todo o dia, inclusive caminhada das flores, homenagem a Pai (barqueiro) e também abraço à ancestralidade (em um baobá centenário, que fica ali bem pertinho). Por volta de 13h30m, haverá uma roda de conversa, que vai ser muito legal. Nela se fará troca de experiências com outros coletivos, como o que recuperou um terreno degradado em Casa Amarela. E que deu origem ao Instituto Casa Amarela Saudável e Sustentável, entidade que hoje luta pelos moradores do populoso bairro da Zona Norte. No Jardim Secreto haverá, ainda: rodas de capoeira, palhaços, contação de história, exposição de fotografias mostrando como era e como é hoje o Jardim Secreto. Para completar, a Feira Livre do Poço  – que ficou famosa por movimentar o Poço da Panela – também colocará barraquinhas no local, com comidas típicas, antiguidades, artigos de moda, produtos de jardinagem, brechó, entre outros. Vamos lá? O Jardim Secreto merece. É uma iniciativa que serve de  exemplo para muitos outros bairros, como é, também, a horta urbana de Casa Amarela. Como é, ainda, a revitalização das margens do Canal de Guarulhos, em Jardim São Paulo, feita pelos próprios moradores. Vamos nos organizar, e cuidarmos, também, dos nossos bairros? Para os que não sabem: o Jardim Secreto fica ao final da Rua Marquês de Tamandaré, no Poço da Panela.

Leia também:
Jardim Secreto a todo vapor no Poço
Mutirão no Jardim Secreto é hoje
Mutirão dá início ao Jardim Secreto
A felicidade coletiva do Jardim Secreto
História do Jardim Secreto para Crianças
Jardim Secreto faz festa no Poço
Vaquinha para o Jardim Secreto
Bomba furtada no Jardim Secreto

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *