Mergulhe em 168 anos de história

O Teatro de Santa Isabel acaba de completar 168 anos, e o fez em grande estilo, com a casa cheia para concerto da Banda Sinfônica do Recife. Quem quiser conhecer melhor um dos 14 teatros-monumento do país, passeando por instalações e alguns dos principais fatos desse comprido e fecundo enredo, tem mais uma chance nessa terça-feira, com o Projeto Teatrando!.

Toda terça-feira, a partir das 15h, recifenses de todas as idades estão convidados para o passeio pelo templo mais tradicional das artes cênicas de Pernambuco. O teatro, como vocês sabem, o TSI foi inaugurado em 1850, sendo projeto do arquiteto francês Louis Lèger Vauthier. E tem grande importância histórica, também, por ter sido palco de debate com acaloradas discussões em defesa do fim da escravatura no Brasil.

O projeto de educação patrimonial é da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura da Cidade do Recife, sendo executado pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão. O IDG é o mesmo que administra o Paço do Frevo (no Recife) e o Museu do Amanhã (no Rio de Janeiro). .A programação gratuita, que segue em cartaz até agosto, é protagonizada por uma visita oferecida semanalmente, que mistura jogo, história e teatro.

Batizada de Proscenium!, a experiência dura duas horas e é conduzida pelo elenco formado por oito atores. A direção geral da visita espetáculo é de Célio Pontes e Quiercles Santana. O Prosceninum lembra capítulos importantes da história do teatro e ainda desafia o público a resolver alguns problemas. A visita jogo é protagonizada por personagens como o pipoqueiro e o maestro, que arrancam suspiros e risadas do público, encenando fatos reais, tingidos de humor e fantasia. A indicação etária é para todos os públicos dos 10 anos em diante. Os interessados devem realizar inscrição prévia pelos telefones 3355-3323 ou 3355-3324. O TSI fica na Praça da República, bairro de Santo Antônio.

Leia também:
Conheça melhor o Teatro Santa Isabel
Conheça o Santa Isabel pelo avesso
Obras recomeçam no Teatro do Parque

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Wesley D´Almeida/ Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *