Creche agora sai em Sítio dos Pintos

Alguém lembra dessa foto, publicada em denúncia feita pelo #OxeRecife? Esse esqueleto pertence à Unidade Educacional Infantil Sítio dos Pintos,  uma das muitas obras paradas do Recife. E que deveria ter sido concluída em janeiro de 2013, para atender a crianças de áreas carentes da Zona Norte. A creche fica perto da Universidade Federal Rural de Pernambuco e passou quase cinco anos desse jeito, que vocês estão vendo.

Felizmente, a obra começou a andar, pelo que observei nesta semana.  É que descobri a  retomada em uma das minhas caminhadas matinais, por uma trilha que fica entre os bairros de Dois Irmãos de Sítio dos Pintos. O flagrante da obra parada foi feito por mim em 13 de janeiro de 2017, e postado aqui no #OxeRecife. Mas nesta semana, felizmente, constatei que os trabalhos recomeçaram. Solicitei informações sobre o assunto à Prefeitura – a creche é municipal – mas não obtive resposta. Por acaso encontrei na obra um representante da Empresa Geral de Construção, que está finalizando o serviço de acabamento.

Com conclusão inicial prevista para 2013, creche parada há mais de quatro anos pode ficar pronta em julho.

“Participamos de licitação em 2015, na qual concorreram umas dez empresas”, afirma Wellington Sátiro, representante da construtora, que eu encontrei no local. A creche é imensa. Ela tem cerca de 1.200 metros quadrados de área construída, e resulta de parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e a Prefeitura. Quando a creche foi lançada, a previsão de todo o custo foi de R$ 1 milhão 385 mil, de acordo com o que acusava a placa colocada em frente à obra durante o longo período de paralisação e que, depois, foi retirada. Segundo a Sátiro, o custo pela finalização dos serviços é da ordem de R$1 milhão 200 mil. Não consegui informação a respeito do total lá investido anteriormente.

Na finalização, o prédio com dois pavimentos está ganhando revestimento externo e interno, cobertura, instalações hidráulicas e elétricas, esquadrias, piso em granilite e cerâmica. A previsão é que o prédio seja entregue no mês de julho. Quando concluída, a creche atenderá a crianças de Apipucos, Dois Irmãos, Sítio dos Pintos, Monteiro e de áreas carentes como Favela do Detran e Serra Pelada. Durante os anos de paralisação, foram muitos os apelos de moradores da Zona Norte, para que a creche fosse concluída. Até professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que fazem trabalho social em Dois Irmãos, reforçaram os apelos para que a obra fosse concluída.  No momento, dezoito pedreiros atuam na construção. Parece que agora vai…

Leia também:
Creche vira obra parada em matagal
Sítio dos Pintos conta a própria história
Tiroteios em Sítio dos Pintos
População sem paz em Sítio dos Pintos
Riachos podem ser recuperados

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.