Olha! Recife visita cinco museus

O Olha! Recife entra em clima da Semana Nacional de Museus e oferece programa triplo para recifenses e turistas, a partir do próximo sábado. São três roteiros, sendo um de ônibus e dois a pé, com um total de cinco museus visitados.  Os passeios ocorrerão nos dias 19, 20 e 23. Como é habitual, as inscrições abrem na sexta-feira (17), a partir das nove da manhã. Se você estiver com tempo disponível, é uma boa fazer os roteiros, que passeiam pela história e identidade do nosso povo. O primeiro lugar contemplado é o Museu do Homem do Nordeste, o antigo Museu do Açúcar, que funciona na Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte, Zona Norte do Recife.

Ele será visitado no sábado. E oferece curioso acervo a respeito da formação cultural do homem do Nordeste, com destaque para Pernambuco, onde a aristocracia açucareira teve presença muito forte  até meados do século 20. O Museu do Homem do Nordeste mostra não só as porcelanas da casa grande, como os instrumentos de tortura de escravos e cenas da senzala. Também exibe o sincretismo religioso, brinquedos populares, o artesanato de Vitalino, e as mudanças operadas no Nordeste, com o crescimento do agronegócio e da industrialização.

De lá, o grupo vai para o Museu do Estado, que funciona em um palacete do século 19, que pertenceu ao Barão de Beberibe. Reformado várias vezes, com mistura de estilos e épocas,  o prédio fica na Avenida Rui Barbosa, nas Graças. E seu interior é ambientado como uma residência aristocrática de Pernambuco.  Os deslocamentos serão de ônibus, no sábado. No domingo,  o passeio a pé irá visitar o Museu do Futebol, versão itinerante do museu de São Paulo, que está no Recife até este fim de semana, oferecendo uma imersão interativa no esporte mais popular do país.

A visita é uma das últimas oportunidades de visitar o Museu do Futebol que, embora tenha vindo de São Paulo, tem espaço destinado à história e curiosidades dos times de futebol de Pernambuco. Na sequência, o Cais do Sertão será visitado. O museu dedicado à cultura sertaneja nordestina. No domingo, o passeio sai da Praça do Arsenal, às 14h. Já na quarta-feira (23), a caminhada terá como tema o Recife holandês, e percorrerá locais que evidenciam marcas da presença flamenga na cidade como, a Rua do Bom Jesus, Ponte Maurício de Nassau, Praça da República, e será feita uma visita ao Museu da Cidade, Forte das Cinco Pontas, que está com uma exposição sobre a história da fortificação. As inscrições para as programações abrem nesta sexta-feira (18), a partir das 9h através do site www.olharecife.com.br.

Leia também:
Minha tarde no Olha! Recife
Minha tarde no Olha! Recife (1)
Aurora e Santa Cruz no Olha! Recife
Olha! Recife oferece três passeios
Uma noite no museu, no Olha! Recife
Sugestão para o Olha! Recife

Serviço:
Olha!Recife de ônibus (Sábado)
Onde: Museu do Homem do Nordeste e Museu do Estado
Dia: 19/05
Hora: 14h
Saída: Praça do Derby, (Ao lado do antigo Recanto do Picuí) 

Olha!Recife a pé (Domingo)
Onde: Museu do Futebol e Cais do Sertão
Dia: 20/05
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal (Centro de Informações Turísticas)

Olha!Recife a pé (Quarta-feira)
Onde: Bairros do Recife e São José, com Museu da Cidade no Forte das Cinco Pontas
Dia: 23/05
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal (Centro de Informações Turísticas)

Texto e foto:  Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *