Passeio gratuito pelo Capibaribe

O que seria da paisagem do Recife sem o Rio Capibaribe e suas pontes? Com certeza, não seria o Recife. Pois como diz João Cabral de Melo Neto no poema Paisagem do Capibaribe, “A cidade é passada pelo rio/ como uma rua é passada por um cachorro;/ uma fruta por uma espada”.  E é mesmo. Quando estou com amigos de outros estados, mostrando o Recife, sempre lembro que onde a gente chega, o Capibaribe está presente. Serpenteia o centro e pelo menos quinze  bairros do Recife.

Pois neste sábado o Olha! Recife oferece passeio de catamarã pelo rio Capibaribe. É uma boa oportunidade de ver a cidade de um ângulo diferenciado e conhecer histórias e curiosidades locais durante o percurso ao longo do qual se passa sob as pontes, se observa fortes e casarões, as igrejas, os velhos telhados do Porto do Recife. Um lembrete: Diz a tradição que ao passar por cada ponte, deve-se fazer um pedido. Então então prepare a lista que ponte é o que não falta nesse percurso. Inscreva-se logo, porque as vagas esgotam rapidamente, quando o passeio é de barco ou de ônibus. O ponto de encontro no passeio pelo Rio é no Cais das Cinco Pontas.

Já na quarta-feira, dia 16, o Olha! Recife a pé vai percorrer um trecho do bairro das Graças observando antigas capelas da localidade e de seu entorno. Aí, sempre cabe mais um, como ocorreu no último domingo, quando mais de 50 pessoas (inclusive eu), fizeram um passeio a pé, pela da Boa Vista. Apesar da invasão de edifícios, o bairro das Graças, não perdeu seu charme, sendo também banhado pelo Capibaribe. O ponto de encontro será no Parque da Jaqueira em frente à capela de Nossa Senhora da Conceição, remanescente das antigas capelas rurais da região. No percurso estão o Colégio Damas, a Matriz das Graças, Capela dos Aflitos e a igreja de São José dos Manguinhos. A caminhada sai às 14h. As inscrições são abertas na sexta-feira, dia 11 a partir das 09h através do site www.olharecife.com.br. O Olha! Recife é um programa de sensibilização turística da Prefeitura.

Leia também:
Minha tarde no Olha! Recife
Minha tarde no Olha! Recife (1)
Ginásio Pernambucano no Olha! Recife
Aurora e Santa Cruz no Olha! Recife

Manuel Bandeira no Olha! Recife
Olha! Recife revisita Ascenso Ferreira

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *