Parem de derrubar árvores (113)

Há alguns dias, depois de muita chuva, caiu uma árvore no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, localizado na Avenida Dezessete de Agosto, 2388, no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife. Ela destruiu o muro lateral daquela unidade,  que dá para a Rua Piauí, onde fica o principal acesso daquele Centro.

Quando passei lá, pela manhã, a mobilização era grande, com equipes da Emlurb removendo os restos mortais da árvore, que ainda está sem reposição. O Centro pertence à Prefeitura do Recife, a quem oficialmente cabe a responsabilidade pela arborização da cidade. Inclusive a manutenção e  a reposição das nossas árvores.

Os serviços do Centro são bastante elogiados pelos pacientes, principalmente pelos diabéticos, que têm consultas, recebem remédios, ganham orientação para alimentação e até fazem alguns exercícios físicos. Eles também contam com centro oftalmológico, já que normalmente os portadores dessa doença enfrentam problemas de visão. Estive no Centro para tomar a vacina contra a gripe. Seus jardins são bonitos e bem arborizados.

Mas  ao entrar, percebi que há várias outras árvores, ali, que foram degoladas, cujos troncos ainda se encontram por lá, fincados nos canteiros. Uma que ficava junto à que tombou passou pela ação da motosserra insana. Em minha rápida passagem pelos jardins do Centro Médico, encontrei dois  “tamboretes”, que eram troncos de árvores frondosas.  Somando com a que tombou, são três a menos, na nossa cidade, onde o verde perde espaço a cada dia. Com mais essas degolas, já somam 190 as árvores eliminadas na nossa paisagem,  com registro  (data, foto, endereço) no “obituário”, aqui no #OxeRecife. Parem de derrubar árvores.

Leia também:
Parem de derrubar árvores (54)
Parem de derrubar árvores (45)
Bom exemplo  de amor ao verde no Recife
Recife vai ganhar 2000 árvores
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Compensação pela selva de concreto
Selva de concreto ganha “compensação”

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *