Fazendo jarros com PETs na Jaqueira

Se a natureza – principalmente rios e oceanos – enfrenta vilões, pode-se dizer que um dos piores é a tal da garrafa PET. As pessoas bebem água ou refrigerantes e como não têm a educação que deveriam, jogam os depósitos em córregos, rios, canais. Um horror. Basta olhar para o Beberibe, o Capibaribe ou para canais como o do Arruda, para se ver o tamanho do estrago. E para minorar o problema, só dando uma função a essas famigeradas garrafas, que viraram verdadeiras chagadas dos séculos 20 e 21.

Neste final de semana, aliás no domingo (6), o Econúcleo Jaqueira oferece uma oficina de criação e manejo de caqueiras sustentáveis. A oficina será às 14h30 e é gratuita. A atividade mostrará a criação e manejo de caqueirass confeccionadas a partir com as PETs,e como elas podem ser utilizadas em hortas ou mudas. “A oficina ensinará a fazer caqueiras ecológicas, com garrafas PETs que seriam descartadas na natureza, dando novas utilidades e reduzindo dano ao meio ambiente”, informa a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, responsável pela gestão do Econúcleo.

Para participar da oficina, não é necessário se inscrever nem levar qualquer tipo de material. Serão disponibilizadas 30 vagas para a prática e terá duração média 40 minutos. Durante a semana, o Econúcleo recebe grupos escolares, universitários, familiares, associações, entre outros. Para isso, é preciso agendar previamente pelo telefone (81) 3355-5808. Além da oficina, haverá outras atividades no domingo, como teatro de fantoches e oficina de compostagem.  O Parque da Jaqueira tem entrada pela Rua do Futuro, 959, Graças. E tem, também, pela Avenida Rui Barbosa. Confira a programação do domingo:

9h – Espaço sustentável: apresentação com fantoches
9h30 – Com pet ao meio: Oficina de percussão com garrafa PET
10h – Oficina de teatro: jogos teatrais
11h – Trilha ambiental
14h – Espaço sustentável: apresentação com fantoches
14h30 – Caça ao tesouro + oficina de caqueiras
15h – Oficina de compostagem
16h – Esquete teatral: Dom e a máquina do Tempo

Leia também:
Ecoférias na Jaqueira e no Jardim Botânico
Aprenda a adubar a horta urbana
Águas do Capibaribe: educar é preciso
Um domingo para meditar
Bote o verde no lugar dos games

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *