Aurora e Santa Cruz no Olha! Recife

O Olha! Recife traz boas surpresa para os pernambucanos, no domingo (6) e na quarta-feira (9). É que além de levar os seus seguidores (há aqueles que vão a todos os passeios) a alguns dos locais mais característicos da nossa cidade, mostrará, ainda, as origens de clubes que são, hoje, dois dos mais famosos times de futebol do Recife.  No caso, o Santa Cruz e o Náutico. É que os roteiros incluem o histórico Pátio de Santa Cruz, onde surgiu o time tricolor. E também a Rua da Aurora, onde atuavam remadores que deram origem ao Recreio Fluvial, mais tarde transformado em Clube Náutico Capibaribe. No domingo, o Olha! Recife vai circular pelo Pátio de Santa Cruz, com seu velho casario e no qual fica a Igreja de Santa Cruz do Bom Jesus da Via Sacra, exemplar de arquitetura barroca, datada do século  18.

O roteiro também inclui o Mercado da Boa Vista. Erguido no século 19, o Mercado é ponto de convivência dos moradores do bairro, e reduto de poetas e da boemia. Será explicado como cresceu naquela área o bairro da Boa Vista onde, ainda hoje, há acervo considerável de velhos casarões.  O Pátio de Santa Cruz serviu de cenário para filmes como Lisbela e o Prisioneiro e Amarelo Manga. E tem ligação com a história do futebol. Foi ali que surgiu o Santa Cruz, em 1914, hoje um dos times mais populares de Pernambuco. O ponto de encontro será na frente do Atacadão dos Presentes, na Av. Conde da Boa Vista, às nove da manhã.

Já o Olha! Recife a pé da quarta (09) vai caminhar pelo Cais da Aurora e contar histórias do local que já foi um grande centro de lazer e esportes da cidade. “A rua da Aurora, além de ter um enorme conjunto arquitetônico de grande valor histórico e artístico viu surgir em seu cais práticas esportivas e de lazer que movimentaram a cidade e ajudaram na formação cultural e social do recifense”, informa a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, responsável pelos roteiros. Se você não sabe, foi ali que aconteceu primeira partida de vôlei do Brasil.

A Aurora também sediou parques de diversões, circos, competições de esportes náuticos e  campeonatos de remo, com alguns espaços que ainda guardam a memória desse esporte, como os clubes Náutico e Barrozo. O Clube Náutico inicialmente chamado de Recreio Fluvial, teve sua origem a partir de um grupo de remadores, no século 19 e só em 1905, o time entrava em campo para sua primeira partida de futebol.  Pelo Cais da Aurora, há ainda monumentos e obras de arte espalhados pelos jardins públicos com vista para o rio e o mangue. As inscrições abrem na sexta a partir das 09h através do site www.olharecife.com.br. E e a caminhada sai da Praça do Arsenal às 14h da quarta-feira.

Leia também:
Ginásio Pernambucano no Olha! Recife
Luzes da cidade no Olha! Recife
Cidade assombrada no Olha! Recife 

Serviço:
Olha! Recife
Domingo 06/05/2018
Olha Recife a pé – Pátio de Santa Cruz e Mercado da Boa Vista
Saída – Av. Conde da Boa Vista, em frente ao Atacado dos Presentes. 09h

Olha! Recife
Olha Recife a pé – Cais da Aurora e clubes de remo
Quarta-feira: 09/05 14h
Saída – Praça do Arsenal

Inscrições: Abrem a partir das 9h da sexta-feira (4) no no www.olharecife.com.br

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *