“Assombração” mobiliza Academia

Quem não gosta de uma história de assombração? Principalmente aqui no Recife, que é tida pelos entendidos como uma das cidades mais assombradas do País. E a população curte tanto as histórias de fantasmas, que basta o #OxeRecife citar algum passeio sobre o tema, para a audiência subir em um minuto. O Projeto Olha! Recife também sabe disso. É só anunciar um roteiro com fantasma no meio, que as vagas voam.

No início desse ano, o Grupo MeninXos na Rua programou uma caminhada sobre o tema, percorrendo os locais assombrados da nossa cidade. As adesões pipocaram. Foram quase 150 caminhantes, à noite, desvendando as histórias de fantasmas da cidade. Pois os fantasmas não estão só na história oral, nas nossas lembranças, nas ruas e sobrados antigos do Recife. Estão, também, nos livros. E é pensando nisso que a próxima Roda de Conversas da Academia Pernambucana de Letras vai ter como tema Literatura Fantástica, reunindo dois “papas” no assunto, aqui de Pernambuco: Roberto Beltrão e André de Sena. O encontro é no sábado, 27.

Beltrão, que vi quase menino, já falando de assombrações, relatando as casos e conversas que rolavam sempre no Recife. Especializou-se no tema, é  um dos editores de O Recife Assombrado, site em atividade desde 2000. André organizou o Congresso de Literatura Fantástica de Pernambuco (Clif), que este ano entra em sua oitava edição.  É músico,  escritor, e professor do Curso de Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

Ele também lidera o Belvidera – Núcleo de Estudos Oitocentistas, especializado em obras, gêneros e modalidades imaginativas do século  19. Entre os  livros que publicou, encontra-se Literatura Fantástica em Pernambuco & Histórias de Fantasmas.  O encontro sobre o tema ocorre a partir das 15h do sábado, 28 de abril, no prédio da Academia Pernambucana de Letras, que fica na Avenida Rui Barbosa,  1596, no bairro das Graças. O projeto Roda de Conversas entra neste sábado em sua terceira edição. E é coordenado pelo escritor e acadêmico Cícero Belmar.

Leia também:
Zoo noturno mal assombrado, ui, ui
Cidade Assombrada, no Olha! Recife
Mais assombração no Olha! Recife
Fantasmas de minha vida sem mim
Dia de caminhadas no Recife e em Olinda
Conversa com Sidney Nicéas na APL
HQ na Academia Pernambucana de Letras
Cícero Belmar fala dos seus livros no Rio

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Foto: Inaldo Lins/  Divulgação/ PCR (Arquivo do #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.