História do futebol no Cais do Sertão

Em mês de decisões dos campeonatos estaduais e a tão pouco tempo da realização de mais uma Copa do Mundo, nada como conhecer melhor a história do futebol no Brasil. Para quem gosta do esporte, aliás, uma paixão nacional, uma boa notícia: O Museu do Futebol, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e um dos museus mais visitados da capital paulista, está chegando a Pernambuco. Ou melhor, ao Recife. É que entre os dias 25 de abril e 20 de maio, ele estará em exposição no Centro Cultural Cais do Sertão.

É a primeira vez que o Museu do Futebol percorre o Brasil, e a mostra faz a parte das comemorações de sua primeira década de funcionamento.  Em São Paulo, ele já foi visitado por mais de 3 milhões de pessoas. Lá, funciona em área de 6,9 mil metros quadrados, mas no Recife serão disponibilizados 440 metros quadrados, com abordagem sobre o esporte como parte da história e da memória de cada brasileiro. Por onde a mostra passar – como é o caso de nossa cidade – terá uma “pegada” local, com informações sobre clubes, ídolos e história do futebol no Recife.

Até mesmo torcedores ilustres, como o poeta João Cabral de Melo Neto e o escritor Ariano Suassuna (ambos já falecidos),  assim como o artista popular J.Borges, fazem parte da exposição. Os conteúdos estão divididos por módulos bem interessantes. Entre eles, está a Sala da Origem, que conta a história do futebol brasileiro através de 80 imagens, que vão do século 19 ao século 20. Das 80 imagens, 20 são sobre os primórdios do futebol no Recife. Na Sala dos Números, há curiosidades como frases famosas, ídolos, regras, personalidades. Outro módulo que pode chamar a atenção é a Sala Copas do Mundo, com informações e imagens que vão de 1930 até o fatídico ano de 2014, quando o Brasil perdeu a Taça por 7×0 para a Alemanha.

A mostra, assim como o Museu em São Paulo, é totalmente interativa. “A interação dos visitantes com a exposição será reforçada pelos Moto Snaps, tecnologia exclusiva da Motorola, que permite transformar os smartphones da família Moto Z naquilo que você mais precisa, como uma câmera 360 graus, um projetor ou auto-falante”, informam os responsáveis pela exposição. A Motorola está  entre os patrocinadores, e é claro que ela aproveita a oportunidade para divulgar seus equipamentos. “Quem visitar a mostra poderá usar o smartphone, por exemplo, para registrar a experiência com o Moto 360 Camera e baixar sua imagem no site do Museu do Futebol. Além disso, poderá experimentar o Moto Gamepad, um módulo que transforma o smartphone em um console portátil com joystick completo. A tecnologia será oferecida ao público pelos educadores da exposição, responsáveis também por visitas monitoradas de grupos previamente agendados”.

Leia também:
Postal virou peça de museu
Tem museu de graça no feriado
O homem que fundou e mantém um museu
Primeiro museu de Arte Sacra da América Latina quase perde o acervo
Uma noite no museu, no Olha! Recife
Bordados de Passira no Cais do Sertão
Não confunda rato com timbu, que é marsupial e semeador

Serviço:
Exposição “Museu do Futebol na Área” no Recife
Data: de 25/04 a 20/05 de 2018
Local: Centro Cultural Cais do Sertão, em Recife
Patrocínio: Motorola
Realização: Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e Museu do Futebol
Entrada gratuita
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 17h
Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, S/N, Recife Antigo, Recife (PE)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *