Olha! Recife tem rio, museus e teatro

 Amanhã, sexta, é dia… Dia em que as inscrições do Olha! Recife se esgotam com a maior rapidez. É que um dos três roteiros programados é pelo Rio Capibaribe. E o passeio de barco é um dos preferidos da população e de pessoas em trânsito pela cidade. Portanto, se você está a fim de ver o Recife pelo “avesso”, é bom correr. Pois as inscrições abrem às nove da sexta (13), no site www.olharecife.com.br. O Rio Capibaribe, apesar de poluído e maltratado, exerce um grande fascínio entre os recifenses.

Não é à toa, portanto, que o passeio de catamarã é um dos mais disputados, até porque mostra o avesso do Recife, ou seja, uma face que as pessoas não estão habituadas a ver. O passeio no Rio sai do Cais das Cinco Pontas, percorre a região central e oferece uma visão das ilhas que formam o centro da cidade, assim como o conjunto arquitetônico e paisagístico que margeia o principal rio do Recife. No roteiro, estão pontes (a partir da visão do rio), monumentos, manguezais e região portuária, sendo que esta possibilita a vista do encontro de rio e mar. O barco também mostra a barreira de arrecifes que protege o porto e as mudanças por que vem passando o bairro do Recife,  com a transformação dos velhos armazéns portuários,  em espaços de cultura, gastronomia e lazer.

O passeio de barco de sábado passa pelo Marco Zero e ao lado do muro de arrecifes do Porto do Recife.

No domingo, os participantes do Olha!Recife a pé terão a oportunidade de realizar um tour guiado dentro do Teatro de Santa Isabel. Construído no governo do Conde da Boa Vista e projetado pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier, o Santa Isabel foi concluído em 1850. E é considerado teatro monumento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (são 14, no Brasil). Todas as terças, o Santa Isabel conta com o Projeto Teatrando!, através do qual os visitantes são convidados a conhecer os seus bastidores. Portanto, se você não ficar satisfeito com a visita do domingo, na terça, pode visitar até as coxias. Com direito a encenações e jogos sobre a importância daquela que é nossa mais tradicional casa de espetáculos.

Já na quarta-feira, o Olha!Recife a pé está bem interessante. Possibilitará  uma visita ao Forte do Brum, erguido no século 17. A programação inclui visita ao Museu Militar (que fica na Fortaleza), e também ao Memorial da Justiça de Pernambuco. O primeiro guarda um acervo voltado para a participação do Exército na história de Pernambuco e do Brasil. O segundo, por sua vez, tem como função principal guardar, preservar, organizar e divulgar a documentação histórica da justiça pernambucana. Mas também funciona como espaço cultural do Poder Judiciário pernambucano, à medida em que  possui local reservado para exposições de arte e eventos relacionados com cultura.

Leia também:
Ginásio Pernambucano no Olha! Recife
Olha! Recife faz roteiro dos poetas
Olha! Recife: rio, ponte e boi voador
Minha tarde no Olha! Recife
Relíquia religiosa no Olha! Recife
Um passeio pela história do Recife

Serviço
Olha! Recife no Rio (Sábado)
14/04/2018 – 09h.
Volta à Ilha
Saída: Bar do catamarã (Cais das cinco pontas) – Pedimos a cada participante que leve um quilo de alimento não perecível.
Inscrições a partir de 13/04/2018 às 09h, pelo site www.olharecife.com.br.

Olha! Recife a Pé (Domingo)
15/04/2018 – 14:30
Teatro de Santa Isabel
Saída: Praça do Arsenal da Marinha (Posto de Informações Turísticas) – Pedimos a cada participante que leve um quilo de alimento não perecível.
Inscrições a partir de 13/04/2018 às 09h, pelo site www.olharecife.com.br.

Olha! Recife a Pé (Quarta)
18/04/2018 – 14h.
Forte do Brum e Memorial da Justiça
Saída: Praça do Arsenal da Marinha (Posto de Informações Turísticas) – Pedimos a cada participante que leve um quilo de alimento não perecível.
Inscrições a partir de 13/04/2018 às 09h, pelo site www.olharecife.com.br.

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *