Parem de derrubar árvores (109)

Nem a Praça da República, considerada um dos locais mais bonitos do Recife – e na qual fica a sede do Governo de Pernambuco – escapa da motosserra insana, que todos os dias faz novas vítimas em ruas, praças e jardins da nossa  tão querida e nem sempre bem cuidada cidade.

Em março, estive nos jardins do Teatro Santa Isabel, com um dos grupos com os quais costumo percorrer as ruas do Recife a pé, no caso o Caminhadas Domingueiras. Foi só observar os o gramado, e já estava lá, um toco denunciando, mais uma vez a existência do arboricídio no Recife.

É verdade que árvores envelhecem. Nas áreas urbanas, elas têm comportamento diferente do que ocorre nas matas. Portanto, precisam de atenção e cuidados que, todo mundo sabe, não são suficientes no Recife. Ou então, há equívocos na política de arborização.  Vão contando aí. Só aqui, no #OxeRecife, registramos desde janeiro do ano passado, 186  vítimas de arboricídio, com foto, local e data. Nos três primeiros nos da atual gestão, 5000 á haviam sido “erradicadas”. Imaginem que número seria esse hoje.

Cada árvore erradicada exige reposição. Onde se mata uma, deve-se plantar duas. Mas não é o que a gente vê. Observem só aquele toco da foto. Fica ao lado do TSI, em plena Praça da República. Ali – ou próximos à Praça – estão não só o Santa Isabel (1850), como outras pérolas da nossa arquitetura como o Palácio da Justiça (1924), o Liceu de Artes e Ofícios (1871), e o Palácio do Campo das Princesas (1841). Temos, ainda um colosso vegetal na Praça, que é seu famoso baobá. A árvore e os prédios são pontos obrigatórios de visita de turistas. Bem que o tronco degolado poderia ter sido removido. Mas fui na terça ao TSI e ele ainda estava lá. Oxe,Recife!

Leia também:
Parem de derrubar árvores
Parem de derrubar árvores (45)
Parem de derrubar árvores (54)
Exemplo de amor ao verde no Recife
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Recife vai ganhar 2000 árvores
Compensação pela selva de concreto
“Sai dessa noia” plantando árvores

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *