Santos raros ganham catálogo

A poucos dias de completar 41 anos de atividades – o  que ocorre no próximo a 11 de abril  – o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) ganha o seu primeiro catálogo reunindo parte significativa do seu acervo permanente. A publicação tem apoio cultural da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). E mostra, em 225 páginas, quase duzentas peças representativas das artes sacra e religiosa, em diversas tipologias e estilos, sobretudo o barroco e o rococó. As peças são datadas dos séculos XVII ao XX.

O lançamento acontecerá nesta terça-feira (03), às 19h30, na sede do Maspe, Alto da Sé, em Olinda. A preparação do catálogo consumiu um ano e meio de trabalho, em seleção das obras. Para a escolha, foram levados em conta critérios como a importância histórica, a artística e a idade. O catálogo foi organizado pelo diretor do Museu, padre Rinaldo Pereira, e pelos historiadores Iron Mendes de Araújo Jr. e Anazuleide Ferreira.

Braços relicários integram o catálogo do Museu de Arte Sacra de PE.

Graficamente, a publicação foi ordenada de forma didática, em divisões que permitem ao leitor/visitante compreender aspectos da produção sacra (culto ao sagrado) e religiosa (devoção ao sagrado) e sua influência na evolução histórica e cultural de Pernambuco. “Uma peça carrega muito mais do que o seu valor. Por trás dela encontramos uma escola artística, um contexto social, além da religiosidade do povo”, afirma padre Rinaldo Pereira.

Entre as peças do catálogo constam imagens, quadros, utensílios e vestimentas, quadros, relíquias e vestígios de edificações. Destaques para preciosidades como o Santo Antônio dos Arcos, imagem do antigo Arco de Santo Antônio do Recife (entrada da atual Rua 1º de Março), demolido em 1917. Também o conjunto de imagens que revelam o culto aos santos negros no Brasil e em outros países. E ainda o tabernáculo furtado da Igreja da Madre de Deus em 1976 e recuperado quatro décadas depois. O Maspe funciona em um  prédio construído no século 17, no Alto da Sé, em Olinda. A tiragem do catálogo é de mil exemplares.

Leia também:
A saga dos santos resgatados
Primeiro Museu de Arte Sacra da América Latina quase  perde acervo
Do momento mágico a guardião
Minha tarde no Olha! Recife
Relíquia religiosa no Olha! Recife

SERVIÇO:
Lançamento do Catálogo do Museu de Arte Sacra de Pernambuco
Quando: 03.04.2018
Horário: 19h30
Local: Museu de Arte Sacra de Pernambuco
Endereço: Rua Bispo Coutinho, 726, Carmo (Alto da Sé), Olinda
Quanto: R$ 80 (será comercializado no dia do lançamento, e depois ficará à venda na Igreja da Madre de Deus e também na Concatedral de São Pedro dos Clérigos).

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Cepe

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *