“Economia não é bicho papão”

Meninas poderosas, essas. Afinal, de economia, elas entendem. E se comunicam sem lançar mão daquele economês, chato, cansativo, e que muita gente não consegue decifrar. Elas falam sobre assuntos aparentemente difíceis, porém sem complicações. Ou seja, em linguagem acessível, que qualquer pessoa entende. Rosa Falcão, Cláudia Santos e Leianne Correia têm larga experiência na área, com passagens prolongadas pelo setor na imprensa local. As três decidiram juntar esforços, fundaram o Econômicas, um blog para ensinar o cidadão sobre a melhor forma de usar (e fazer render) o seu dinheiro. Como economizar, como investir. Durante os anos de batente, as três cobriram setores como Trabalho, Emprego e Renda, Previdência, Planos de Saúde, Consumo, Desenvolvimento Regional.

E nessas andanças, foram descobrindo quais as grandes dúvidas do cidadão, em questões como Imposto de Renda e Planos de Saúde, por exemplo. E foi por aí que decidiram o que fazer agora: esclarecer. “Há pessoas que têm preconceito com a economia, acham difícil, mas nossa ideia é traduzir os assunto de interesse da melhor forma possível, prestando um serviço de qualidade”, diz Leianne. Vejam só alguns dos assuntos abordados no Blog Econômicas, de grande utilidade para o seu, o meu, o nosso bolso. “Dez deslizes que te levam à malha fina do imposto de Renda”, “Como fica a aposentadoria do empreendedor individual?”.  E mais esse: “Como escolher o melhor investimento e pagar menos imposto”. Ou seja, uma luz para o cidadão que tem um dinheirinho (ou um dinheirão), e não sabe onde nem como investir.  E como aplicar, sem tanto medo do Leão.

Também mostram que um mau hábito pode abalar suas finanças: “Consumo compulsivo leva ao descontrole da vida financeira”. E como abala. Aqui no Recife, conheço pessoas que colecionam centenas de pares de sapatos, compram carros do ano sem orçamento para isso, e que colecionam roupas que nunca vão usar. Ou que se penduram no crédito rotativo do cartão ou no cheque especial, mesmo sem necessidade. “A nossa prioridade é a informação econômica objetiva, direta e clara, fugindo do economês e do academicismo”, diz Rosa. “O objetivo é fazer com que o conhecimento sobre economia e finanças ajude o cidadão a saber usar o dinheiro, para ter vida equilibrada, conseguir realizar seus sonhos e ter qualidade de vida”, afirma Cláudia.

“Damos dicas tanto aos direitos do trabalhador quanto os do consumidor”, acrescenta ela. Segundo as meninas, os temas que mais chamam atenção são Impostos, planos de saúde, investimento, trabalhou. Um vídeo com conselhos de como o candidato a emprego deve se comportar em entrevista com o futuro empregador, bombou no Econômicas. “A economia não é bicho papão e faz parte do nosso dia a dia, seja em casa, no trabalho, na rua, no lazer e na vida”, diz Rosa. As atividades do trio não se resumem às postagens no Blog Econômicas. Elas prestam consultorias (para empresas), dão aulas de educação financeira (em escolas), e também operam na divulgação e cobertura de eventos (marketing e conteúdo). Rosa, Leianne e Cláudia (economicas@economicas.blog.br)  são gente do Recife.  E quem, aqui no #OxeRecife.

Leia também:
“Atendimento robótico não satisfaz”
O reencontro do maestro com a  polícia
Arte de Victor Moreira em livro
“O melhor guarda de trânsito do Recife”
Sérgio Vilanova: a cara de Olinda “Isso não é um assalto, é horta no asfalto”

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Inês Campelo / Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *