Jardim Secreto faz festa no Poço

A cada dia que passa, o Jardim Secreto – no Poço da Panela – cumpre sua dupla missão: a de recuperar uma área degradada à margem do Rio Capibaribe assim como tornar mais fortes os laços entre moradores e frequentadores daquele bairro, localizado na Zona Norte do Recife. O Jardim Secreto se consolidou como um exemplo de que a união faz a força, mas o trabalho de implantação está longe de terminar. Muita coisa, no entanto, mudou. Na área de 3 mil metros quadrados – antes tomada por metralhas e outros tipos de entulhos – já brotam flores, hortaliças e frutas. E no chão que era inóspito, surge um verde e lindo gramado. O espaço, que era abandonado pelo poder público e mal tratado pela própria população, virou área de saudável convivência. E para comemorar esse sucesso,  há um evento no local nesse sábado. É o Sábado no Jardim Secreto: com bazar, música e cinema.

A festa – aberta ao público e gratuita – começa a partir das 14h, com venda de roupas, livros, bijuterias, brinquedos. Tudo a preços simbólicos, com o objetivo de arrecadar recursos para garantir manutenção e sustentabilidade do projeto. Ás 15h, chegam recreadores  do Projeto Fábrica, para distrair a criançada, com jogos e brincadeiras de rua. Ou seja, aquelas brincadeiras que eram o encanto de nossas infâncias, quando o Recife não era uma cidade tão verticalizada e as crianças brincavam nas ruas ao som de músicas como Passarás, Pai Francisco Entrou na Roda, e até mesmo a hoje considerada politicamente incorreta Atirei o pau no gato. Depois, a partir das 15h, Alyson, da Oca Xuxuru (cafeteria localizada no Poço da Panela) interpreta canções da MPB. Tem um palco improvisado pelos próprios moradores, cujo microfone será aberto a quem quiser se apresentar.

De longe, parece uma coisa pequena, mas o tapete verde implantado pelos moradores fica em área de 3 mil metros quadrados.

 

E às 18, é hora de cinema no gramado. O título do filme é segredo. Ou melhor, secreto. Mas garantem os “jardineiros” que agradará a adultos e crianças. Não esqueça: leve cadeirinha, canga, repelente. Porque beira de rio, sabe como é. Sempre tem um maruim ou uma muriçoca por perto. Foram solicitado serviços da Emlurb, banheiros químicos e policiamento preventivo. Veja como é definido o Jardim Secreto, pelos moradores do Poço da Panela, que o implantaram. Eles dizem ser “uma iniciativa que surgiu pelo desejo de fortalecer os laços entre os moradores e amigos frequentadores do Poço da Panela, transformando uma área abandonada às margens do rio Capibaribe, em um espaço de convivência, lazer, cultivo da terra e preservação da natureza”.

E acrescentam: “Antigamente o terreno no só servia como entulho de lixo e mato, hoje ele tem hortas, canteiros de flores, sementeira, gramado, bancos e mesas, ferramentas, poço, bomba e foi instalado um sistema de irrigação para aguar as plantinhas diariamente. Todas as ações desde o planejamento até a execução das atividades estão sendo realizadas de forma voluntária, pela união de um grupo de pessoas que disponibilizam seu tempo, seu conhecimento e acreditam que podemos transformar a cidade em um lugar melhor para todos”. Aliás, todo bairro devia ter um Jardim Secreto, não acham? Ou uma horta urbana. O mundo está cheio de bons exemplos nesse sentido. E não custa nada repeti-los.

Leia também:
Jardim Secreto a todo vapor no Poço
Mutirão do Jardim Secreto é hoje
Mutirão dá início ao Jardim Secreto
História do Jardim Secreto para Crianças
A felicidade coletiva do Jardim Secreto
Vaquinha para o Jardim Secreto
Bomba furtada no Jardim Secreto
Sementes que brotam na Zona Norte

Serviço:

Sábado no Jardim Secreto: Bazar, Música e Cinema
Onde: ao final da Rua Marquês de Tamandaré, na margem do Rio Capibaribe. Por trás do  Condomínio Vila Pasárgada.
Quando: sábado, 17, entre 14h e 21h
Quanto: acesso livre e gratuito

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Henrique Santos/ Cortesia / Jardim Secreto

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.