Olha! Recife faz roteiro dos poetas


“Sozinho na noite,/ nas ruas desertas/ do velho Recife que atrás do arruado, moderno ficou” (Ascenso Ferreira).

“Quero na hora da morte estar lúcido/ Para te mandar meu último pensamento, Recife” (Manuel Bandeira)

“Velhos casarões eguios/ apertam ombros calcáreos/ de cada lado do rio” (João Cabral de Melo Neto)

“Nas mesas do Bar Savoy/ o refrão tem sido assim:/ são trinta copos de chope, / são trinta homens sentados,/trezentos desejos presos,/ trinta mil sonhos frustrados”. (Carlos Pena Filho).

Os quatro – todos já falecidos – são poetas que dedicaram versos à cidade que amavam, o Recife. E quem quiser conhecer um pouco mais da vida dos quatro e de outros poetas, deve se inscrever para o passeio do domingo do Olha! Recife. O percurso será a pé, visitando esculturas daqueles e de outros escritores ou compositores, como Antônio Maria, Joaquim Cardoso, Chico Science, Capiba.  O local do encontro será a Praça do Arsenal, às nove da manhã do domingo.

Ao contrário do que sempre ocorre, na quarta-feira (21) não haverá excursão do Olha! Recife. É que a programação foi antecipada para a terça (20). Isso  sempre acontece, quando o Olha! Recife oferece Uma noite no Museu.  Será no Cais do Sertão, quando atores interpretam pessoas ou personagens com presença forte na cultura do Sertão ou do Recife. Dessa vez, a abordagem será sobre as mulheres. E eles tanto podem ter sido ser reais – Clarice Lispector, Maria Bonita – quanto imaginárias, como Sebastiana (de Jackson do Pandeiro) ou a Mulher Rendeira, do cancioneiro popular. O ponto de encontro será às 18h da terça, na Praça do Arsenal. As inscrições abrem na sexta, dia 16, a partir das 9h através do www.olharecife.com.br. No dia 20, o passeio sai às 18h, da Praça do Arsenal.

E já que o assunto são nossos poetas, o #OxeRecife reproduz um vídeo que a Câmara Municipal divulgou em suas redes sociais, para homenagear os 481 anos do Recife, tomando por base  versos de nossos poetas.

Leia também:
Revolução de 1817 no Olha! Recife
Cidade assombrada no Olha! Recife
As vacas do sucesso no Olha! Recife
A mulher na paisagem do Recife 
Olha! Recife: rio, ponte e boi voador
Minha tarde no Olha! Recife

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife
Vídeo: Câmara Municipal do Recife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *