Carnaval para os 481 anos do Recife

A festa começou ontem, mas a comemoração é hoje, quando o Recife completa 481 anos. E a programação está recheada de atrações, inclusive com cortejo de nada menos de 33 agremiações carnavalescas, que desfilarão pelo Boulevard Rio Branco, a partir das 15h. Os grupos que estarão nas ruas são aqueles que foram vencedores do Grupo Especial do Concurso de Agremiações do Carnaval de 2018. Passarão por ali Troças Carnavalescas, Clubes de Frevo, Clubes de Boneco, Blocos de Pau e Corda, Maracatus de Baque Solto, Maracatus de Baque Virado, Caboclinhos, Tribos de Índios, Bois de Carnaval, Ursos (La Ursa) e Escolas de Samba. É uma boa oportunidade de ver nossas manifestações carnavalescas, sem aquele empurra-empurra que a gente enfrenta no reinado de Momo.

Vejam só quem vai tomar conta das ruas do bairro do Recife:  bois de carnaval ( Boi Maracatu, Boi Diamante e Boi Mimoso da Bomba do Hemetério); Caboclinhos (Carijós,Tupi, Tupã); Clube de Boneco (O Menino do Pátio de São Pedro, Seu Malaquias e O Garoto da Ilha do Maruim); Clubes de Frevo ( CCM Das Pás, CCM Bola de Ouro, CCM Girassol da Boa Vista); escolas de samba (GRES Gigante do Samba, GRES Galeria do Ritmo, GRES Pérola do Samba); maracatus de baque solto (Cruzeiro do Forte    Campeão, Pavão Dourado, Leão de Ouro); maracatus de baque virado (Encanto da Alegria, Nação Porto Rico, Cambinda Estrela do Recife); tribos de índios (Tabajaras, Orubá, Tupiniquins); troças carnavalescas (Azulão em Folia, Estrela da Tarde, Estou Aqui de Novo); Ursos (Branco do Cangaçá, Cangaçá de Água Fria, Do Ovão).

Na Rua Maria César que faz esquina com o Boulevard Rio Branco, a festa será comandada pela Família Salustiano, com banda formada pelos filhos, netos e agregados do saudoso Mestre Salu. Eles vão soltar o coco, a ciranda, cavalo marinho, maracatu, frevo e todos os ritmos que fazem da capital pernambucana uma cidade multicultural. O Parabéns para Você não ficará de fora do repertório da festa, com direito a queima de fogos no Marco Zero da cidade. Bolo também não vai faltar. A mais saborosa das tradições do aniversário do Recife terá 400 kg e será distribuída ao público em 3.500 fatias individuais. Na preparação, foram usados 52 kg de margarina, 72 kg de açúcar, 704 ovos, 26 kg de chocolate, 79 kg de farinha de trigo, 2 kg de fermento.  Hoje, por volta das seis da manhã,  os mais importantes cruzamentos da cidade foram invadidos por orquestras de frevo e personagens da nossa cultura popular.

Leia também:
Conheça o Recife através dos tempos
Um passeio pela história do Recife
Na rota dos velhos casarões
Retrato de cinco séculos de história
Recife faz festa com boi voador
Atentado estético no boulevard

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife 

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *