Atentado estético no Boulevard

No dia do aniversário do Recife – a 12 de março – bem que o Prefeito Geraldo Júlio (PSB) podia dar um presente aos recifenses. Não precisa ser um presente grande, como o desejado replantio das mais de 5 mil árvores que foram erradicadas em sua gestão. Como uma pessoa apaixonada pela minha cidade, pediria um trato melhorzinho para a Rio Branco, que deixou de ser avenida para transformar-se em boulevard.

Teria, portanto, que ser um local gostoso de se ficar, sombreado, com muitas plantas. E também com bancos e mesinhas posicionados, para facilitar a convivência entre os recifenses. A área também mereceria uns painéis que contassem a sua história, como era no passado, qual seu papel na cidade, se ali havia trilhos de bondes antigos que foram cobertos por camadas de concreto. Por que se apagar assim, de forma tão brutal nossa memória?

Também ficaria muito feliz, se as autoridades públicas não tivessem permitido que bancas de revistas, verdadeiros atentados estéticos, se instalassem na área. Nada contra o negócio. Pelo contrário, já que ali é uma área para se ficar,  quiosques  são até necessários. Podem vender sorvetes, refrigerantes, água de coco, artesanato.  No entanto, deveriam ser compatíveis com a arquitetura dos prédios que enfeitam a sua paisagem. Há tantos grandes arquitetos na nossa cidade que trariam soluções criativas para o espaço… Por que, então, não aproveitar suas ideias, ao invés de jogar-se aquelas coisas horrorosas no nosso boulevard? Sinceramente, a história do Recife merece mais respeito. E também a sua estética. Alguém, por acaso, concorda com aquela “paisagem” ? Penso que só mesmo os nossos governantes devem achar aquilo bonito.  Mas aí… já é outra história. Oxe,Recife….

Leia também:
Conheça o Recife através dos tempos
Ministério Público e Tribunal divergem quanto ao Projeto Novo Recife

O Recife Antigo merece mais respeito
Viva 2018, Recife

Boulevard precisa de ajustes
A polêmica do boulevard da Rio Branco

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *