Mãe-da-Lua com asa quebrada

Você sabe o que urutau? Eu não sabia. É uma ave, também conhecida como mãe-da-lua. Nunca nem tinha visto uma. Pois um urutau (Nyctibius griseus) foi encontrado no estacionamento da Faculdade Pernambucana de Saúde, que fica na Imbiribeira, Zona Sul do Recife. A ave estava muito assustada, inclusive com dificuldade de voar. E é provável que tenha sofrido algum tipo de fratura na asa.

Pessoas de alma boa que trabalham próximo ao local onde a ave foi encontrada, a colocaram em uma salinha e entraram em contato com a Trilogiabio, empresa que faz resgate de animais silvestres e promove ações de educação ambiental. O biólogo Diego Vítor, da Triologiabio fez entrega voluntária à Agência Estadual do Meio Ambiente. O animal foi enviado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco, o Cetas Tangara. O bichinho foi encontrado esta semana e depois de tratado, deverá ser devolvido à natureza.

O uratau é meio misterioso. Tanto que o seu nome, de origem tupi, significa fantasma. Mas também é chamado de mãe da lua, porque em noites claras, ele vocaliza. Dizem que o seu canto parece um lamento. Ele tem hábitos noturnos e utiliza a plumagem para ficar camuflado em cima de estacas, onde costuma fazer os ninhos. Alimenta-se de pequenos animais, como insetos e lagartos. É o quarto indivíduo da espécie a ser acolhido pelo Cetas, sendo que o último foi em 2016.

Leia também:
Pintor ameaçado salvo por Edivânia
A festa da Maria Mulata

Mais de 9 mil animais acolhidos em 2017 
Canários da terra apreendidos
A maior das 500 vítimas do tráfico
Aves: 600 vítimas do tráfico em 2018

Cipoma destrói rinha de canários 

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife Foto: Cprh

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *