Revolução de 1817 no Olha! Recife

A Revolução Pernambucana de 1817 é o tema do Olha! Recife deste final de semana. Um dos acontecimentos mais marcantes de nossa história – e que eclodiu a 6 de março daquele ano – o levante em que a população se rebelou contra a Coroa Portuguesa será lembrado através de ruas e monumentos do Recife onde ocorreram episódios relacionados com aquele fato histórico que se espalharia até o Ceará.

Tanto o roteiro de sábado quanto o de domingo são dedicados ao assunto, com passeios por cenários da Revolução. No dia 3, serão percorridos locais como o Forte das Cinco Pontas (São José) e o Forte do Brum (Recife Antigo). No domingo, 4, o Olha! Recife volta ao assunto, dessa vez conhecendo os cenários da Revolução por meio do Projeto História nas Paredes, do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco. O Projeto fixa placas em ruas  e prédios, com o objetivo de preservar a memória do Recife, e entre pessoas e fatos lembrados da nossa História encontram-se justamente os heróis da Revolução de 1817.

Na quarta-feira (7), para lembrar o Dia Internacional da Mulher (8 de Março), o passeio será a pé por praças, ruas e edificações que ganharam o nome de mulheres muito importantes para a história do Recife e para o Brasil. Algumas das mulheres homenageadas no roteiro são: Cristina Tavares (Rua da Guia), Dona Maria César,  Dona Santa e Clarice Lispector. Estátuas femininas em algumas de nossas pontes também serão descritas. A atividade é uma ação em conjunto com a Secretaria da Mulher do Recife.  O Olha! Recife é  o programa de sensibilização turística da Prefeitura, e é gratuito. As vagas dos três passeios são disponibilizadas através do site www.olharecife.com.br e as inscrições se iniciam às 9h, desta sexta-feira (2). Dos três passeios, só o primeiro será de ônibus.

Leia também:
Guias impressos do Recife e Olinda

O Recife através dos tempos
Desvendando mistérios da Maçonaria
Minha tarde no Olha! Recife
Minha tarde no Olha! Recife (1)  

Serviço:
O quê: Olha!Recife de Ônibus
Tema:  Revolução de 1817
Quando: neste sábado – 03/03 – 14h
Onde: Praça do Arsenal (Centro de Informações Turísticas)

O quê: Olha!Recife a Pé
Tema: História nas Paredes
Quando: neste domingo – 04/03 – 9h
Onde: Praça do Arsenal da Marinha (Centro de Informações Turísticas)

O quê: Olha!Recife a Pé (Quarta-feira)
Tema: Presença da Mulher na história e na paisagem do Recife
Quando: na próxima quarta-feira – 07/03 – 14h
Onde: Praça do Arsenal da Marinha (Centro de Informações Turísticas)

Doação: Para os três passeios, pede-se que cada participante leve um quilo de alimento não perecível, os quais serão doados para Organizações Não Governamentais da cidade.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Andrea Rego Barros / Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *