Bomba furtada no Jardim Secreto

Vez por outra, pipocam iniciativas interessantes, construídas pelas próprias comunidades, em bairros do Recife. Temos bons exemplos em Jardim São Paulo (Canal Guarulhos), Poço da Panela (Jardim Secreto) e  Casa Amarela (horta urbana). No caso do Jardim Secreto, uma área degradada de 3 mil metros quadrados à margem do rio Capibaribe virou espaço de convivência, com flores e horta, que já deu até colheita. Tudo feito com recursos próprios, à custa de vaquinhas. Com a mobilização dos moradores, chegaram apoios de órgãos públicos e empresas prestadoras de serviços, como Emlurb e Celpe.

Como a área é muito grande e o sol aqui no Recife é de acabar com qualquer plantio, os moradores se cotizaram, compraram bomba hidráulica, fizeram instalação e passaram a irrigar horta e jardim. Tem até escala, para que ninguém fique sobrecarregado. Cada dia, uma pessoa se encarrega de molhar as plantas. A experiência do Jardim Secreto do Poço ganhou simpatia dos moradores daquele bairro, e já mobiliza, também, áreas populares como a do Cabocó, do outro lado do Rio, cujos residentes também querem fazer hortas e jardins em terrenos desocupados.

Agora, a notícia ruim. Depois de tanto esforço, de tantas alegrias, de tanta interação na comunidade – sim, porque iniciativas como estas estreitam os laços entre os moradores – os responsáveis pela implantação do Jardim Secreto amanheceram ontem sem água. Não por problema no abastecimento: a bomba hidráulica simplesmente foi furtada. Sumiu. Haja prejuízo. Ainda bem que estamos no início do inverno, e as chuvas têm sido generosas. Já foi prestada queixa à polícia sobre o furto. E moradores se mobilizam para substituir a bomba roubada, assim como aumentar o reforço nos equipamentos de segurança. Ninguém vai desanimar, mas que a falta de segurança dá uma tristeza…. Ah, isso dá. Em Casa Amarela, pessoal do Instituto Casa Amarela Saudável e Sustentável – que mantém a horta – também se preocupa com a segurança. Caso você queira colaborar com o Jardim Secreto – ajudando a comprar uma nova bomba – pode obter informações de como proceder pelo telefone 998056672  (Raynaia).

Leia também:
Vaquinha para o Jardim Secreto
A felicidade coletiva do Jardim Secreto
História do Jardim Secreto para crianças
Mutirão dá início ao Jardim Secreto
Jardim Secreto a todo vapor no Poço
Sementes que brotam na Zona Norte
Entre a horta urbana e a insegurança
“Isso não é um assalto, é horta no asfalto”
Praça renovada no Poço da Panela

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Raynaia Uchoa/ Cortesia/ Jardim Secreto

Compartilhe

Um comentário

  1. Excelente matéria, parabéns! Sou voluntário do Jardim Secreto e da Horta Comunitária de Casa Amarela e sei bem o que a falta de segurança traz como consequência. Na madrugada do sábado para domingo 10/02, o carro de mão da Horta foi furtado de dentro do condomínio vizinho, que gentilmente cedeu o espaço para guardarmos nossas ferramentas. O suspeito foi identificado e, para nossa tristeza, é um dos moradores de rua que vive embaixo da ponte ao lado da Horta e é usuário de crack, inclusive, este já foi bastante assistido pelos moradores na ocasião em que se encontrava com mulher e um filho recém-nascido vivendo em condições desumanas. Enfim, movimentos tão positivos para o bairro como estes ficam a mercê desses indivíduos que sequer reconhecem seu papel social, e se aproveitam da sua condição degradada para prejudicar e causar tamanha indignação nas pessoas, que acabam se afastando. Obrigado pelo espaço.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.