Novos desmatamentos em Aldeia

Como se não bastasse a constante erradicação das árvores do Recife, ainda tem gente desmatando área de Mata Atlântica, na localidade de Aldeia, no município vizinho de Camaragibe, onde fica um dos poucos “pulmões” que restam na Região Metropolitana. A Cprh constatou a construção de um centro esportivo no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia Beberibe. Na ação, foi constatada supressão dentro do bioma, sem nenhuma autorização legal.

Ah, e é assim, é? Chega-se com máquinas e se destrói a Mata Atlântica como se ela fosse o capinzal no quintal de casa? Não, não pode ser assim. Por esse motivo, a Agência Estadual do Meio Ambiente embargou a obra, que fica na Estrada de Pau  Ferro, onde dois tratores e uma escavadeira foram apreendidos.  Na ação, foi constatada supressão de 0,5 hectares do Bioma Mata Atlântica, próximo a uma nascente. A  obra foi iniciadas numa área de 4,2 hectares, sem licenciamento. Daí o embargo e aplicação da multa, além da apreensão de equipamentos encontrados.. Pelo início irregular das obras, o primeiro auto de infração foi de R$ 32.650,22. Já o segundo, motivado pela supressão da vegetação, foi de R$ 10.000,00.

Na mesma fiscalização, a Cprh constatou outros dois pontos de desmate irregular (sem autorização) na PE-18, próximo à Estação Ecológica de Caetés (Esec Caetés). O primeiro, que motivou a ação, já havia sido sinalizado por imagens de satélite e, durante a vistoria, foi constatado outro na mesma área, totalizando 2 hectares atingidos (1,28 e 0,72 respectivamente). O proprietário não foi localizado para receber o auto de infração. Está bom da Cprh dar uma voltinha para as bandas de Paulista, onde a destruição de matas como a do Frio e a do Janga é cada dia maior. E também em outras áreas que sobraram de nossa Mata Atlântica. Parem de derrubar árvores.

Leia também:
Verde em risco em Paulista
Mais matas devastadas em Paulista
“Pulmão” protegido no Grande Recife
Desmatamento em “pulmão” do Recife
Árvores viram pó no interior
Por favor, salvem os ipês
Matas estão sumindo em Paulista
Fruteiras rareiam em mata devastada
Mata do Frio  é devastada

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Cprh/ Divulgação

Compartilhe

2 comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *