Carnaval: Recife ou Olinda?

No final de janeiro, deram um golpe na nossa querida Boa Viagem, em notícias publicadas na Imprensa, segundo a qual ela está entre as praias mais perigosas do mundo, conforme um site americano. Pura maldade. Em compensação, o site Booking.com indicou o carnaval do Recife entre os cinco melhores na América Latina. Mas e o de Olinda, onde é que fica? Os dois, afinal, são maravilhosos. E se complementam.

Bom, já que foi o do Recife o recomendado, o que nos resta é dizer o motivo pelo qual isso aconteceu. Entre os pontos fortes destacados pela plataforma de viagens estão a pluralidade da nossa festa momesca, os shows gratuitos do Marco Zero e também o desfile do Clube de Máscaras O Galo da Madrugada. A pluralidade, sim, tudo a ver. Por acaso há festa de carnaval com maior número de manifestações do que o carnaval do Recife?

Aqui tem maracatu de baque solto, maracatu de baque virado, afoxés, caboclinhos, tribos de índios, La Ursa, frevo (vários tipos), blocos de pau e corda, clubes de frevo, samba, bois e tantas outras agremiações que a gente esquece até de enumerar.  Segundo a Secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, a indicação reflete o bom trabalho realizado pela Prefeitura do Recife, em parceria com o Governo de Pernambuco.

“É um reconhecimento do trabalho que estamos fazendo para mostrar a grandiosidade do Carnaval do Recife, com uma programação para toda família. É um evento democrático, que traz o verdadeiro carnaval de rua, com mais de 43 polos, e 2 mil apresentações, com atrações diversificadas. O Booking valida essa grande festa que agrada a todos valorizando a cultura local e trazendo atrações nacionais”, diz ela. Em 2016,  a festa recifense havia sido considerada a mais barata do Brasil para os turista, pelo TripAdvisor, um dos maiores e mais usados sites de viagens do mundo. O levantamento, realizado em 2016, levou em conta todos os custos necessários para que o folião aproveitasse tudo que a festa tinha a oferecer, do bloco à caipirinha, nos três principais destinos carnavalescos do Brasil: Recife, Salvador e Rio de Janeiro.

Leia também:
Penas do Galo chegam a quatro metros
Maestro Forró anima Quinta do Galo
Batuque charmoso na Terça Negra
A única mestra de maracatu
A regência coletiva dos maracatus

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.