Guias impressos do Recife e Olinda

Muito bacana, o fato da nossa cidade – o Recife – ter ganho o visit.recife.br, destinado a orientar turistas que costumam navegar na rede, em busca de informações sobre roteiros e dicas a seguir. O site mostra, por exemplo, o que fazer, onde comer, onde ficar, como chegar, e foi anunciado esta semana pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife.

Para aqueles que gostam de penetrar na história, na descrição da arquitetura, na importância de bens permanentes – como os monumentos – o #OxeRecife faz mais uma recomendação, além do site oficial. É  um guia produzido por quem entende do assunto. Chama-se Um dia no Recife, e é assinado por Plínio Santos Filho de Francisco Cunha, coordenador das nossas Caminhadas Domingueiras.

Francisco Cunha e Plínio Santos Filho detalham o Recife, com monumentos, características arquitetônicas e sua história.

O guia impresso do Recife traz cinco roteiros muito bem planejados, pontos de interesse e ainda uma rota expandida. E também um resumo da história do Recife, com sua cronologia e um mapa bem sinalizado com a localização de 46 monumentos, entre igrejas, teatros, fortes, museus, ponte e prédios históricos.   Há uma edição, também ótima, dedicada a Olinda. Achoa que é ideal para quem está chegando antes do carnaval ou que pretende ficar ali após a festa. Até porque, em alguns pontos altos da cidade, as conexões deixam a desejar, por parte de várias operadoras (dizem que é porque é proibido colocar antena no sítio histórico).

Durante a folia, é impraticável se fazer um passeio comum pelas ruas da cidade histórica, para conhecer os pontos turísticos daquele que é a única considerada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade em Pernambuco. A exemplo de Um Dia no Recife,  Um Dia em Olinda também mostra a história, a cronologia da cidade, mapa com listagem de cerca de 30 monumentos.  No último domingo, ele serviu de roteiro para a décima primeira edição do Projeto Caminhadas Domingueiras. Os dois guias foram feitos pelos mesmos autores e são fartamente ilustrados. Eles não são encontrados em livrarias, mas podem ser adquiridos TGI, empresa que fica Espinheiro (ver serviço abaixo). Não há perspectiva de novas tiragens, caso se esgotem. O que é uma pena.

Leia também:

Olinda é linda, mas…
Olinda é linda, mas… (1)
Depois da caminhada: Olinda é linda
Dia de caminhadas no Recife e em Olinda
As saudáveis caminhadas de domingo
Minha tarde no Olha!Recife

Serviço:
Um Dia em Olinda 
Um Dia no Recife
Preço de cada guia: R$ 40
Onde comprar: TGI, Rua Barão de Itamaracá, 293, Espinheiro
Quando: horário comercial

Texto e fotos: Letícia Lins/ #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *