No Vale do Catimbau longe do carnaval

Carnaval do Recife é uma festa linda. Mas tem quem não goste, e prefira aproveitar os quatro dias de folia para ficar perto da natureza. E uma das opções para quem não pretende sair do Estado é oferecida pela EcoSafari, empresa que vem se especializando em turismo de aventura. Para o período que vai de 11 a 13 de fevereiro, a EcoSafari oferece excursão pelo Parque Nacional do Catimbau. Os preços vão de R$ 475 a R$ 900, e as vendas podem ser efetuadas  até o dia 9 de fevereiro.

Diz meu amigo Hans Von Manteuffel, alemão naturalizado brasileiro, fotógrafo e, portanto, com um bom olho para paisagens, que o Vale do Catimbau é um dos locais mais bonitos do Brasil. Mas é necessário se preparar para caminhadas sob calor e levar equipamentos que vão de chapéu, tênis a roupas leves, filtro solar, porque a irradiação é muito forte. O transporte até lá é feito em carro com tração 4X4, e o percurso pelas trilhas é realizado com orientação de guia local.

O Parque Nacional do Catimbau possui 623 quilômetros quadrados (só perdendo em dimensão para o da Serra da Capivara, que fica no Piauí),  e se estende por quatro municípios (Tupanatinga, Buíque, Ibimirim e Sertânia), com território expandindo-se pelo Agreste e no Sertão.  O Vale do Catimbau possui formações geológicas que teriam 100 mil anos e estima-se que sejam 2 mil as suas cavernas. São 27 sítios arqueológicos, alguns com inscrições rupestres de civilizações que ali viveram há 6 mil anos. Um dos mais importantes é o de Alcobaça, localizado em paredão rochoso em forma de anfiteatro.

Na excursão, serão feitas  várias trilhas, inclusive a das Umburunas, da Igrejinha, a dos Homens sem Cabeça e do Parque. Também haverá momento para contemplação, como o por do sol no Alto Chapadão. O grupo sai do Recife no dia 11 de fevereiro, com paradas em Gravatá e Sanharó. Mais informações nos sites: www.catimbau.ecosafari.com.br ou  https:sympla.com.br/ecosafari-carnaval-no-catimbau_2225250. Ou ainda pelo e-mail contato@ecosafari.com.br ou  pelos telefones (81) 32214488 ou 997040491, nos quais podem ser obtidas, também, informações para o  passeio deste final de semana, à cidade de Primavera, que fica na Zona da Mata e é conhecida pelas cachoeiras. Veja no Leia também, informações sobre Primavera.

Leia também:

Que tal um Toyota Safari em Pernambuco?
Artes no Bosque das Samambaias
Mais proteção para o Litoral Sul
Mata da Pimenteira ganha ação
Aceiros e povo contra o fogo no Sertão
Parem de derrubar árvores (no Sertão)
Salvem os ipês, por favor
As verdes ruas de Carnaíba

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *