Escolha do rei e da rainha do carnaval

O Brasil deixou de ser uma monarquia no século 19, mas até hoje cultiva a mania de ter rei. Tem rei do brega, do baião, do rock, do maracatu. E, é claro, que o carnaval também tem seu rei e sua rainha. E os soberanos da maior festa popular do Recife começam a ser escolhidos nessa sexta (19), no Teatro Luiz Mendonça, que fica no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Será a primeira eliminatória do certame, para o qual estão inscritos 45 mulheres e 15 homens.  O evento é gratuito, aberto ao público e deve começar por volta das sete da noite.

Antes da apresentação dos candidatos, o Maestro Ademir Araújo e  a Orquestra Popular do Recife fazem apresentação, com muito frevo. Nessa primeira eliminatória, 15 pessoas serão escolhidas para disputar o título. Os candidatos têm que saber o passo (coreografia do frevo), e deverão fazer evoluções diante da comissão julgadora. A coroa só será decidida a 26  de janeiro, às oito da noite, no Pátio de São Pedro, que já está em clima de carnaval desde o início de janeiro.  O concurso para escolher o Rei Momo e a Rainha do Carnaval é uma tradição que se mantém desde meados do século passado.

Os vencedores ganharão – cada qual – prêmios de R$ 20 mil. Em compensação, assumem o compromisso de reinar durante os quatro dias de festa, cumprindo extensa programação. Os critérios que definem a coroação das majestades passa por pré-requisitos como desenvoltura, atitude, postura, simpatia e elegância em palco, além de apresentação, criatividade e empolgação e conhecimentos da cultura carnavalesca. Na bancada do júri, estarão pessoas da sociedade civil ligadas ao segmento cultural como carnavalescos, arte-educadores, coreógrafos, bailarinos, atores e diretores.

Leia também:

Já é carnaval no Pátio de São Pedro
Prepare a fantasia do carnaval
Até Natal vira carnaval no Recife
A agenda cheia do Bloco da Saudade 
Asas da América na Quinta do Galo 
De frevo a maracatu na Quinta do Galo

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.