Casa Amarela em campanha pela horta

Responsável pela revitalização de uma área totalmente degradada e que vinha se transformando em depósito de lixo, o Instituto Casa Amarela Saudável e Sustentável deflagrou uma campanha de doações, para a perfuração de um poço, que dê água para irrigar a horta urbana ali implantada pela própria comunidade, naquele populoso bairro da Zona Norte do Recife.

O poço  terá 20 metros de profundidade, e o custo de perfuração deve ficar em torno de R$ 3 mil. De acordo com o Coordenador da Icass, Vandson Holanda, uma empresa de perfuração do bairro de Casa Amarela ofereceu a supervisão técnica do equipamento.  A horta (em Casa Amarela) e o Jardim Secreto (no Poço da Panela) são os mais famosos exemplos de mobilização da comunidade para suprir omissões do poder público. Com mobilização da população, as duas áreas, antes totalmente degradadas, viraram campos produtivos e pontos de saudável convivência dos moradores.

Coordenador do Icass, Vandson Holanda está preocupado com a manutenção da horta urbana: falta água.

No Poço da Panela, a horta do Jardim Secreto já começou a brotar, e até houve colheita de hortaliças. Os moradores e fãs da iniciativa se reuniram e fizeram uma vaquinha para  levar água até os plantios.  Houve muita mobilização e ação do voluntariado inclusive nas instalações hidráulicas. No caso de Casa Amarela, a vaquinha começou agora, porque o verão está pipocando de calor. Vandson agradece a quem puder ajudar. Sem água, “a horta está morrendo”, informa.

Ela é cortada por um canal, que já foi um riacho no passado. Mas como os riachos se transformaram em canais e os canais em esgotos a céu aberto, não há como utilizar a sua água para beneficiar o plantio. Quem está responsável pela mobilização para arrecadar é Dona Dulcineia, parte ativa na implantação de manutenção da horta comunitária. Quem quiser colaborar, eis os dados bancários: Icass, Banco do Brasil, agência 1509-1, conta 10.00.10.1. O Jardim Secreto já conseguiu água e até bomba para puxar. Vamos ajudar a horta de Casa Amarela?

Leia também:

Casa Amarela tem campanha  ECOcô
Casa Amarela cada vez mais cidadã
Festa com samba na horta urbana
Entre a horta urbana e a insegurança
Sementes que brotam na Zona Norte
História do Jardim Secreto para crianças
Vaquinha  para o Jardim Secreto  
Parklet popular na Estrada do Arraial 

Texto e foto: Letícia Lins/ #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *