Visitas guiadas fazem sucesso na FDR

Além do Olha! Recife – programa de sensibilização turística da Prefeitura, que oferta passeios gratuitos – há outra iniciativa oficial, dessa vez da Universidade Federal de Pernambuco, que gostaria de destacar na área de turismo cultural. É o Programa de Visitas Guiadas, que vem fazendo o maior sucesso na Faculdade de Direito do Recife, uma relíquia da nossa arquitetura, da qual muita gente só conhece a parte externa.

O programa faz parte do Projeto A Ufpe nasceu aqui – 190 anos da FDR  (coordenado por Jonathan Félix de Carvalho), que  nasceu sob a aba de um outro, ainda mais amplo, o Projeto Memória Acadêmica. Este se dedica a resgatar a história da FDR, inclusive com digitalização de documentos raros.  Como vocês sabem, foi em Pernambuco onde funcionou um dos dois primeiros cursos de Direito do Brasil (o outro foi em São Paulo).

Visitas guiadas à Faculdade de Direito do Recife constituem verdadeiras aulas de história.

O Memória Acadêmica é coordenado pelo Professor Humberto João Carneiro que, durante as visitas guiadas, faz questão de explicar, pessoalmente, a importância da FDR assim como o significado de alguns dos elementos que decoram a entrada do prédio histórico. Inclusive do seu piso, em mosaico  ladrilhado, trazendo figuras simbólicas do Direito. Para mim, suas descrições funcionaram como uma aula sobre mitos  e símbolos não só da história de Pernambuco, mas da história universal.  Embora o curso de Direito tenha 190 anos no nosso Estado, o prédio onde ele hoje funciona foi concluído no início do século passado.

Em 2017 – ano em que teve início o Projeto Memória Acadêmica – foram realizadas dez visitas guiadas, algumas solicitadas por escolas. Segundo Fernando Batista – que é vice-coordenador dos dois  projetos – as visitas guiadas permanecem em 2018. O #OxeRecife participou de uma delas, e recomenda.  Vale a pena. Além de conhecermos mais sobre um prédio tão imponente e sabermos que a sua história se confunde com a da nossa cidade, as visitas são enriquecidas com depoimentos, dramatizações e até pelo violino afinado e competente de Aglaia Costa.

Leia também:

Olha! Recife é na Faculdade de Direito
Sugestão para o Olha! Recife
Faculdade de Direito comemora história
Os 190 anos da Faculdade de Direito
Direito, memória, pau-brasil e violino
Uma radiografia da Faculdade de Direito
As guardiãs de 190 anos de memória
Luciana Grassano ganha homenagem

Texto e fotos: Letícia Lins/ #OxeRecife

Compartilhe

2 comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *