Bom exemplo de amor ao verde

Enquanto as árvores de ruas, praças e jardins do Recife morrem à míngua ou são erradicadas – assassinadas para dizer a verdade – há casos de amor ao verde que merecem registro aqui no #OxeRecife, onde faço questão de registrar iniciativas de bom convívio com a natureza e também os  responsáveis pela sua destruição, através da campanha Parem de derrubar árvores.

É muito rica uma cidade onde há de convívio saudável com o verde, com a preservação do nosso patrimônio natural, seja em áreas públicas ou privadas. Vejam o exemplo do Edifício Villa Nazareth. Passava por essa calçada cidadã do prédio(sem buracos, depressões nem outro tipo de risco para o pedestre), quando me deparei com essa árvore, subindo pela marquise do muro do edifício.

Belíssima iniciativa que preservou árvore adulta na Rua Ibiapaba, bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife.

Ela já existia, durante a sua construção. Mas ao invés de optarem pelo caminho fácil cada dia mais comum no Recife – a derrubada da planta  pela motosserra insana – os empreendedores e arquitetos arranjaram uma solução “humana”, que preservou a vida da árvore: um orifício na marquise, que a deixou livre para crescer mais em busca do sol.

O  prédio fica na Rua Ibiapaba, 90, bairro da Tamarineira. Já mostrei aqui outros exemplos de convívio com as árvores, sem necessidade de derrubá-las, citando iniciativas na Rua do Futuro (Graças) e na Rua da Hora (Espinheiro).  Seria bom que os órgãos públicos premiassem iniciativas de preservação das árvores. Quem sabe com um prêmio de um mês de isenção de Iptu. Talvez a cidade ficasse muito mais bonita. E viva a natureza!

Leia também:

Exemplos de amor ao verde no Recife
Espinheiro quer túneis verdes
Contra as “clareiras” do Espinheiro
População acusa arboricídio no Recife
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Lei para conter o arboricídio
Abaixo o arboricídio insano
Compensação pelo arboricídio
Parem de derrubar árvores (82)

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *