Pastoris fazem a festa no Recife

Tem coisa mais bonitinha do que um pastoril, com cordão azul e encarnado? Quando eu era criança, a rivalidade entre os cordões lembrava até uma torcida de futebol. A gente agitava bandeiras. Lembro até do refrão: “Azul é o céu, azul é o mar, azul é a rainha que nós vamos coroar”. Não consigo lembrar como era o do cordão encarnado.

Isso é só para lembrar que a programação de rua dos festejos natalinos começa nessa sexta-feira, aqui no Recife. E,felizmente, começa com muitos pastoris, uma tradição ainda mantida em muitos bairros do Recife. Tanto que de hoje (15) até domingo (17), a Avenida Cais da Alfândega, no Recife Antigo, recebe quase 20 atrações, para festejar o nascimento do menino Jesus como só os nordestinos sabem fazer. E os pastoris formam a maior parte delas.

Entre eles, os pastoris Estrela de Belém, Imperial, Estrela Brilhante  e Cavalo Marinho Boi Coroado. Mas vai ter, também, as orquestras 19 de Fevereiro, Som Brasil e Trio Som Brasil. As atrações irão se dividir entre o palco montado na avenida, diante do estacionamento do Shopping Paço Alfândega. Haverá cortejos por toda a avenida, que irão convidar os recifenses a celebrar juntos a festa da solidariedade. A programação será oferecida sempre a partir das 18h. Uma pena que o Sítio Trindade, em Casa Amarela, tenha ficado fora da programação. Era ali onde aconteciam os mais tradicionais festejos de rua do período natalino no Recife.Tal qual no São João.

Leia também:
Pastoril é sonho de infância e razão de viver de Dona Lourdes
Queima da Lapinha no Dia de Reis
Cortejo de Pastoris hoje no Recife
É  sempre tempo de reisado no sertão
São João tem reisado em Arcoverde

Serviço:

SEXTA-FEIRA (15)

A partir das 18h, na Avenida Cais da Alfândega
Palco: Pastoris Jardim da Alegria, Estrela Brilhante e Cavalo Marinho Boi Coroado
Cortejo: Pastoris Angel de Brasília Teimosa, Lindas Ciganas, Rosa Mística dos Torrões, Campinas Alegres, Estrela de Belém, Aurora Boreal, Tia Marisa, Aurora da redenção, Estrela Guia do Cabo.  E haverá Reisado Imperial. E ainda: Orquestras 19 de Fevereiro, Som Brasil e Trio Som Brasil.

SÁBADO (16)
A partir das 18h, na Avenida Cais da Alfândega
Palco:  Companhia de Dança e Teatro 100% Show, Grupo Matulão de Dança e Guerreiros do Sol Nascente 

DOMINGO (17)
A partir das 18h, na Avenida Cais da Alfândega
Palco: Pastoril Giselly Andrade,  Balé Deveras,  Agláia Costa Natal

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Inaldo Menezes / Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.