O novo Jesus Cristo do Recife

Depois de passar 40 anos interpretando Jesus Cristo – sendo  22 deles, na encenação da Paixão de Cristo do Recife – o ator José Pimentel tem substituto para o papel principal no drama sacro. A partir de 2018, o ator Hemerson Moura fará Jesus. Ele disputou a indicação com 27 candidatos. “É um ator preparado para assumir a responsabilidade de um espetáculo como a Paixão de Cristo do Recife. O nosso compromisso sempre foi com o público. Com aquelas pessoas que lotam a Praça do Marco Zero e esperam ansiosas para nos dar um abraço ao final”, explica José Pimentel, que continua assinando dramaturgia e direção do espetáculo.

Escolhido pelos produtores da Paixão de Cristo do Recife – José Pimentel, Paulo de Castro e Antônio Pires –  Hemerson Moura é ator há 16 anos. Destacando a importância das Paixões de Cristo em todo o estado, inclusive na descoberta de talentos e na formação de atores, Hemerson começou fazendo teatro na igreja. Interpretou Jesus por onze anos na encenação de um grupo amador em Jaboatão dos Guararapes. Há quatro, o ator integra o Coletivo Ditirambos, que realiza o espetáculo Auto da Via Dolorosa, relembrando a Via-Crúcis em igrejas do Recife e de Olinda com atuação e música-sacra executada ao vivo.

“Estou muito feliz. Pimentel sempre foi um ícone, uma referência, parte da minha história no teatro. Lembro que, criança, via as propagandas de televisão de Nova Jerusalém e ficava impressionado com aquele homem, que eu acreditava mesmo que era Jesus. Na igreja, quando tive chance de entrar numa Paixão, agarrei. E isso me levou ao interesse pela arte e pelo teatro especificamente”, avalia. Hemerson Moura tem 39 anos.

Natural de Caicó, no Rio Grande do Norte, mora em Jaboatão dos Guararapes desde criança. A expectativa é que a preparação do novo Cristo com José Pimentel comece no mês de janeiro. Em 2018, nos dias 30 e 31 de março e 1 de abril, a Paixão de Cristo do Recife comemora 22 edições consecutivas. A cada ano, uma multidão que já chegou a 30 mil pessoas por noite, acompanha a encenação, realizada na Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, sem que a plateia precise se deslocar. No total, atualmente, são nove cenários para contar a história da via-crúcis de Jesus.

Texto: Letícia Lins /#OxeRecife
Foto: Kella Castro /Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *