Mais proteção para APA Guadalupe

Paisagem linda que me foi enviada pela Agência Estadual do Meio Ambiente, não é mesmo? Se o tripé – mar, sol e areia branca –  já é maravilhoso, imaginem com uma vegetação exuberante como a da foto. Trata-se de Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe, que fica no Litoral Sul de Pernambuco. Mais  precisamente no município de Tamandaré, localizado a 108 quilômetros do Recife. A preservação da APA ganhou um reforço nesta semana, com a realização de curso para Formação de Agentes em Educação Ambiental. Sem eles, fica mais difícil preservar.

Até esta sexta-feira (8), 50 alunos participam da primeira etapa da formação, que será concluída com a elaboração de um plano de ação para ser executado na área, com atividades voltadas para a Educação Ambiental. O curso é realizado no Centro de Pesquisas e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene) e envolve estudantes, professores, representantes de associações e de organizações não-governamentais, além de alguns conselheiros da APA de Guadalupe. São moradores de Tamandaré, Barreiros, Sirinhaém e Rio Formoso.

Dividido em duas etapas – uma teórica e outra prática -, a iniciativa reforça a promoção da educação ambiental no contexto das Unidades de Conservação. Na primeira, os participantes têm acesso a conteúdos teóricos sobre temas como Conservação da Biodiversidade e Serviços Ambientais, Geotecnologias Aplicadas à Conservação, Gestão e Legislação Ambiental, e também conhecem de perto a unidade de conservação contemplada e as atividades que realiza, além de fecharem um plano de ação com intervenções propostas. Na segunda etapa, as ações planejadas serão colocadas em prática.

Leia também:

Desmatamentos ilegais em Aldeia
Desmatamento em “pulmão” do Recife
“Pulmão” protegido no Grande Recife
Litoral Sul tem área de proteção marinha
Mais proteção para Litoral Sul
Mata da Pimenteira ganha ação

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / Cprh

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.