“Abaixo o arboricídio insano”

Além de surtir efeitos práticos, a audiência pública em que se discutiu a arborização do Recife (em outras palavras, o arboricídio) mexeu com a população. No encontro, que ocorreu na última quinta-feira, no Plenarinho da Câmara Municipal, foram decididas iniciativas que podem resultar em redução da matança de nossas árvores, que vem ocorrendo em escala industrial. A população já está comemorando. Pelo menos, é o que mostram as reações que chegaram ao #OxeRecife pelas redes sociais do nosso Blog.

A reunião foi convocada pelo vereador Jayme Asfora (PMDB), que segunda-feira apresenta projeto de lei, que pode dificultar a prática do arboricídio, como já relatei aqui na própria quinta-feira.  Chegaram várias mensagens de leitores aqui ao #OxeRecife, em defesa das nossas árvores e parabenizando o Blog pelas consequências da nossa mobilização. Ou melhor, do registro da nossa indignação. E também da própria população, com o assassinato em massa de nossas árvores.

Criador do grupo “Calçadas do meu Recife” no Facebook, Benedito Nunes reclama da falta de árvores nas ruas do Recife.

“Quem não chora, não mama. É muito importante ter chamado a atenção para essa questão. Esperamos que os frutos venham. Vamos cobrar. E continuem atentos. Parabéns, Letícia Lins”, comemora Jorge Bandeira, do Poço da Panela. “Parabéns, Letícia Lins”, diz Benedito Nunes Pereira Filho, que tem uma página no Facebook “Calçadas do Meu Recife”. Ele só se locomove a pé, e sabe o quanto fazem falta as árvores eliminadas e não substituídas em nossa paisagem. Diariamente, Benedito vai a pé de Casa Forte à Avenida Agamenon Magalhães, onde trabalha. “Parabéns pela luta. E mais sucesso na adesão dele”, comemora Fernando Araújo. “Bela atitude”, afirma Josemary Pereira, devido à entrega que fiz  de relatório sobre as árvores eliminadas para que haja reposição nos mesmos locais onde foram erradicadas. O Secretário de Sustentabilidade e Meio Ambiente, Bruno Shwambach, prometeu a  reposição. Viva!

“Parabéns #OxeRecife. Vocês me representam. Vamos torcer (e cobrar) para que as promessas da Prefeitura se cumpram. Abaixo o arboricídio insano”, desabafa Ângela Lacerda, de Casa Amarela, que teme pela eliminação de duas árvores em frente à sua residência, e para qual procurou inutilmente socorro nos órgãos oficiais, para conter o avanço dos cupins. Telma Regina Siqueira Linhares também comemorou o resultado da audiência pública de quinta-feira. “Letícia Lins, muito grata por divulgar atualização do plenário sobre arboricídio na cidade do Recife. Continuando a ser a voz das árvores. Fico acompanhando os seus posts”. Josemay Pereira Borba também comemorou os resultados da reunião: “Que bela atitude a sua”. Fico emocionada com essas manifestações de carinho pela nossa iniciativa, aqui no #OxeRecife, em defesa de nossas árvores.

Leia também:

População acusa arboricídio no Recife
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Lei para conter o arboricídio
Compensação pelo arboricídio
Espinheiro quer túneis verdes

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *