Parem de derrubar árvores (80)

Meus amigos do Recife.:

Vocês já devem ter percebido que nas últimas 48 horas, o #OxeRecife só falou quase do arboricídio registrado em nossas ruas, praças e jardins. Meu exagero foi de propósito. É para que vocês tomem conhecimento da gravidade dessa situação, nunca antes vista com tanta intensidade em nossa capital. É raro um bairro onde os tocos não somem centenas, cena incomum em outras cidades de pelo menos quinze países e de todas do Nordeste por onde andei.

Realmente chama a atenção esse descalabro. Desde o começo do ano, me apropriei de uma pichação em um muro da Zona Norte do Recife, que expressa o clamor da população com a derrubada de nossas árvores. Estava em um muro branco, com um tronco em lágrimas, o  seguinte recado: “Parem de derrubar árvores”. Felizmente, outros setores da sociedade começam a se movimentar contra essa situação. O #OxeRecife chega hoje ao post “Parem de derrubar árvores”, número 80.

Essa árvore, na Praça José Vilela, nem conseguiu crescer muito, pois foi guilhotinada ainda jovem. Detalhe: grama seca.

E só aqui, com a observação das ruas, as vítimas do arboricídio somam ……. Todos os registros possuem data, endereço e foto. Mas esse número é quase nada diante das cerca de 5000 árvores que foram eliminadas nas ruas do Recife. Nesse post, coloco mais duas vítimas, em recantos extremos da cidade. Uma na Praça José Vilela, no  sofisticado bairro do Parnamirim, Zona Norte do Recife. A outra, na Rua Isabel Goes, em Areias, área mais popular, no sentido Sul.  É só para mostrar que o problema se repete no Recife, de Norte e Sul, de Leste a Oeste.

Na quinta-feira, dia 7 de dezembro, acontece audiência pública sobre “Arborização no Recife”, na Câmara Municipal. E é claro que o arboricídio vai entrar em pauta. A sessão deve começar às nove da manhã, estendendo-se até treze horas. A iniciativa é do vereador Jayme Asfora (PMDB).  Foram convocados: Secretários de Infraestrutura e Serviços Urbanos do Recife e o de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente ( Roberto Gusmão e Bruno Schwambach respectivamente); Presidente da Celpe (Antônio Carlos Sanchez); Arquiteto e consultor (Francisco Cunha). E também a titular desse #OxeRecife (Letícia Lins). É muito importante que a sociedade civil compareça. Precisamos lutar por um Recife melhor, mais verde e que nos dê qualidade de vida.

Leia também:

População acusa arboricídio no Recife
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Parem de derrubar árvores
Parem de derrubar  árvores (45)
Parem de derrubar árvores (54)
Parem de derrubar árvores (56)
Parem de derrubar árvores (60)

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *