Parque Dois Irmãos triplica de tamanho

Viva!  O Parque Estadual Dois Irmãos (Pedi) – um dos locais mais solicitados aos finais de semana no Recife – acaba de ser ampliado. De uma área verde de 384 hectares, passa a ter 1.158,51 hectares. A iniciativa foi formalizada hoje no Palácio do Campo das Princesas, quando o Governador Paulo Câmara (PSB) assinou as escrituras de desapropriação e regularização de 774,09 hectares do terreno denominado Fazenda Brejo dos Macacos, que fica na Zona Norte do Recife.

Na realidade, a medida começou a ser implantada pelo então Governador Eduardo Campos (já falecido), que em 2012 assinou decreto ampliando a área do Pedi. Além de legalizar a situação do território em questão, Câmara prometeu implantar o conceito Bioparque no Zoológico. Também informou que será implantada uma Unidade de Conservação Ambiental no local. O investimento chega a R$ 26,8 milhões. A área adquirida pertencia ao Banco Econômico e com ela, o Pedi praticamente triplica de tamanho, garantindo maior proteção para a última área contínua de Mata Atlântica do Recife.

O Parque Estadual de Dois Irmãos, Unidade de Conservação de Proteção Integral, estabelece um referencial de conservação da biodiversidade dos ecossistemas de Mata Atlântica. E é o principal “pulmão” do Recife. Seu conjunto vegetacional desempenha papel importante no que se refere à contribuição para a manutenção da qualidade e quantidade do volume hídrico, no caso o complexo da sequência dos açudes do Prata, do Meio e do Mandi, que confluem suas águas em direção ao Rio Capibaribe. O Açude do Prata tem importância não só ambiental como histórica, pois foi dele que partiram as primeiras tubulações para levar água a chafarizes no bairro da Boa Vista, no Centro.

Leia também:

Conhecendo a Mata Atlântica
Aprendendo a preservar a Mata Atlântica
Mais matas devastadas em Paulista
Verde em risco em Paulista
Mata de pau-de-jangada destruída
Vai sair reforma do Chalé do Prata
Veja a flora do Sertão em Dois Irmãos

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *